23 de maio de 2022
Cidades

Materno Infantil, Corpo de Bombeiros e Fundação Dom Pedro II firmam parceria para coleta de leite humano

Amamentação é fundamental no desenvolvimento das crianças. Mas nem toda mãe pode alimentar o filho. Por isso, será firmada na manhã dessa quarta-feira (23), uma parceria entre o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, Corpo de Bombeiros e Fundação Dom Pedro II para implantação do Proama (Programa Amamentar – Bombeiro Nutrindo a Vida). O objetivo do programa é fazer a coleta domiciliar e distribuição do leite à população de Goiânia e Região Metropolitana.

O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI) existe há 21 anos e atende mães de todo o Estado. A necessidade do leite humano se refere diretamente às condições de recuperação de bebês prematuros ou filhos de mães que não podem amamentar por motivos de saúde. O leite materno é essencial nos primeiros meses de vida, para que o bebê ganhe peso e tenha imunidade natural. No Banco de Leite é realizada a coleta, análise e a pasteurização do leite humano.

Busca ativa- Além de receber as doações no próprio local, o Banco de Leite faz uma  busca ativa do produto. Por meio da parceria, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar duas militares e uma viatura para a realização da coleta nas residências, reforçando a parceria que já estava em andamento em caráter voluntário. O Proama fará um  trabalho de prevenção e orientação às mães, estimulando a prática da amamentação, doação de leite, cuidado com as mamas e doenças mamárias. As mulheres também poderão agendar as coletas por meio de contato telefônico.

Continua após a publicidade

O incentivo à amamentação é consenso mundial como ação de saúde pública mais eficaz para a prevenção de inúmeros agravos na faixa etária de 0 a 2 anos e  combate à mortalidade infantil. Neste aspecto, o Banco de Leite do HMI é estratégico para a promoção da vida, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde na capital e no estado. (Com informações da SES)

Leia mais sobre:
Cidades