20 de fevereiro de 2024
Posse • atualizado em 04/01/2023 às 16:53

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente

Esta é a segunda vez que Marina é ministra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Marina assume o ministério do Meio Ambiente nesta quarta. (Foto: Divulgação)
Marina assume o ministério do Meio Ambiente nesta quarta. (Foto: Divulgação)

A deputada federal Marina Silva (Rede) assume, na tarde desta quarta-feira (4), o comando do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

Vale lembrar que esta é a segunda vez que Marina é ministra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre 2003 e 2008, Marina também chefiou a pasta no governo petista.

Portanto, a prioridade do novo ministério do Meio Ambiente, principalmente para a Amazônia e demais biomas do país é o combate ao desmatamento. Inclusive, Marina já criou uma secretaria extraordinária para concentrar os trabalhos relacionados ao tema.

A expectativa é que os recursos do Fundo Amazônia devem ser direcionados para o combate ao desmatamento, e isso deve acontecer de forma gradativa porque será necessária uma séria de mudanças. A equipe de Marina entende que o ministério não possui uma estrutura que consiga conter o combate ao desmatamento sem o apoio de outras áreas do governo.

Além disso o novo ministério deve criar uma autoridade climática para que se obtenha uma estrutura técnica capaz de articular com outros ministérios. Marina prevê ainda a realização de concursos públicos, que não acontece há muito tempo. Atualmente o Ibama possui 340 servidores, antigamente, antes da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o órgão contava com cerca de 1.800 funcionários.

Outras ações também devem criadas em prol do combate ao desmatamento da Amazônia como a reorganização do Conselho Nacional de Meio Ambiente e a Comissão Nacional de Biodiversidade.

Acompanha a transmissão ao vivo


Leia mais sobre: / / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.