Publicidade

Marconi propõe projeto executivo para construção de ferrovia ligando Goiânia a Brasília

Por 9 anos atrás

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) propôs ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, prioridade para a construção de uma ferrovia ligando Goiânia a Brasília. Segundo o governo, Marconi sugeriu a elaboração de um projeto executivo que prevê a construção de forma modular, para que a obra seja viabilizada.

Conforme a proposta, na primeira fase seria construída uma linha férrea apenas para o transporte de passageiros. Na segunda etapa seria instalado um ramal para Águas Lindas, com integrações no sistema de transporte urbano do Entorno de Brasília e, por fim, a viabilização do transporte de cargas, com uma possível ligação da linha com a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).

Publicidade

O projeto executivo deve apresentar a contrapartida financeira de cada um dos entes federativos, Goiás, Distrito Federal e União.

Publicidade

Durante a reunião, realizada ontem (18), em Brasília, foram apresentados dados técnicos que apontam a viabilidade apenas do transporte de passageiros. Para o transporte de cargas, seria necessária a construção de ramais para liga-la a outras ferrovias.

Publicidade

A previsão é de que 90 milhões de passageiros ao ano utilizariam a ferrovia, que passaria por Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Brasília e Santo Antônio do Descoberto. 

Publicidade
Compartilhar