21 de maio de 2022
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:49

Marconi apresenta projeto que apoia goianos que moram no exterior

O Seminário do Projeto Andorinhas, em Bruxelas, foi aberto neste sábado (24). (Foto: Governo de Goiás)
O Seminário do Projeto Andorinhas, em Bruxelas, foi aberto neste sábado (24). (Foto: Governo de Goiás)

O governador de Goiás, Marconi Perillo, participou da abertura do Seminário do Projeto Andorinhas, na Casa do Brasil, em Bruxelas, neste sábado (24). Com a presença do Cônsul geral do Brasil na Bélgica e Luxemburgo, Antônio Marques Porto, foi ressaltada a pertinência de um projeto que fornece apoio aos goianos que decidem morar fora do país ou queriam retornar ao Estado, com auxílio para empreender.

Para o governador, o programa é “robusto e simples de entender”. Marconi também afirmou que Goiás está preparado para “manter o compromisso com nossos conterrâneos de procurar lhes garantir cidadania, seja onde for”. O governador destacou a dificuldade de deixar a cidade de origens e os entes queridos, mas que isso é um “ato de fé, de força, é uma aposta no futuro”.

E para que essa aposta seja concretizada, o Estado de Goiás estará atento e pronto para apoiar os goianos que fazem essa escolha, uma vez que, para Marconi, “quem sai de Goiás e consegue melhorar de vida fora do país sempre procura investir no lugar de origem”, e com isso, o Estado também acaba sendo beneficiado.

Continua após a publicidade

“Hoje, Goiás é referência nacional em crescimento, geração de empregos e em modelo de gestão bem-sucedido”, afirmou Marconi. “A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos, mesmo quando todos dizem que ele não é possível”, completou com uma frase da poetisa goiana Cora Coralina.

Projeto

Entre os objetivos, o Projeto Andorinhas orienta o trabalhador goiano em outro país a planejar sua vida financeira com portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimo e abertura de micro e pequenas empresas, além de auxiliar os goianos a abrir e gerar o próprio negócio quando retornam a Goiás.

O projeto é coordenado pelo Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria. Além disso, o Projeto Andorinhas conta com a parceria e o apoio do governo federal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás. 

Continua após a publicidade

Leia mais:

Leia mais sobre:
Cidades