24 de junho de 2024
CONQUISTA

Mapa de empresas: Anápolis é a cidade brasileira mais ágil na abertura de empresas

Segundo o Mapa de Empresas, o tempo médio registrado para abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e 3 horas
Mapa de Empresas coloca Goiás como o 5º estado com maior crescimento no número de empresas abertas no ano passado. (Foto: Samuel Sousa/Prefeitura de Anápolis)
Mapa de Empresas coloca Goiás como o 5º estado com maior crescimento no número de empresas abertas no ano passado. (Foto: Samuel Sousa/Prefeitura de Anápolis)

As cidades goianas de Anápolis e Porangatu aparecem na lista dos 10 municípios mais ágeis do Brasil para a abertura de empresas, conforme dados do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Anápolis aparece em primeiro lugar e, segundo o relatório, abre empresas em 17 minutos, enquanto Porangatu aparece em 7º, com empresas abertas em 2 horas e 35 minutos.

De acordo com o Mapa de Empresas, o tempo médio registrado ao final do terceiro quadrimestre de 2023 para abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e 3 horas, representando queda de 6,9%, ou seja, 2 horas em relação ao segundo quadrimestre do ano. Segundo o presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, Porangatu aparecer em 7º lugar é reflexo da desburocratização para abertura de empresas que foi implantada no município, sendo a primeira em Goiás a integrar os serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0.

“Porangatu e outras quatro cidades do estado foram escolhidas para o projeto-piloto da Juceg, Sebrae, Vox Tecnologia e prefeituras”, afirma Euclides.

Mapa de Empresas

O Mapa de Empresas coloca Goiás como o 5º estado com maior crescimento no número de empresas abertas no ano passado, com 155.560, apresentando variação de 3,5% se comparado a 2022. Já Goiânia aparece entre as capitais em que as novas empresas são criadas em 12 horas.

Centro-Oeste segue sendo a região com o menor tempo para abertura de empresas, com 24 horas.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.