05 de novembro de 2024
Brasil

Mancha de petróleo atinge quase 130 praias no Nordeste

Foto: Adema
Foto: Adema

O Ibama informou que cerca de 130 praias em toda a Região Nordeste já foram atingidas pelo petróleo que começou a aparecer na costa no início deste mês. Quase 60 municípios são afetados.

O único estado que ainda não havia registrado as manchas era a Bahia. O óleo, porém, já foi visto na água do litoral baiano neste domingo (6). Conforme o projeto Tamar, há três pontos de contaminação no extremo norte do esado. A Marinha ainda não informou a extensão da área afetada e qual a procedência do petróleo. Amostras são coletadas para análises.

As manchas negras começaram a ser registradas em praias da Paraíba e de Pernambuco. João Pessoa, Recife e Olinda foram algumas das cidades atingidas. Posteriormente, o óleo se espalhou pelo litoral de Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, onde, de acordo com o Ibama, a situação é a pior.

Animais foram atingidos pelo petróleo. Várias imagens e vídeos estão disponíveis na internet. Nas redes sociais é possível ver moradores compartilhando vídeos e fotos dos bichos cobertos por óleo negro. A recomendação do Ibama é que, nestes casos, a população acione os órgãos ambientais competentes para que os animais sejam avaliados antes de devolvidos ao mar. 

Um comunicado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) lançou um alerta para os riscos de contaminação trazidos pela substância. O órgão esclarece que o material é classificado como Classe D pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), categoria que inclui também resíduos perigosos como tintas, solventes e outros óleos.


Leia mais sobre: / / Brasil