24 de fevereiro de 2024
Goiânia

Mais de 70 mil pessoas participam do Goiânia Tem Carnaval, estima prefeitura

Uma multidão de aproximadamente 70 mil pessoas já participou dos eventos do Goiânia Tem Carnaval, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A estimativa de público é do órgão responsável pela ação da Prefeitura de Goiânia, que começou na sexta (9) e vai até terça-feira (13).

O evento conta com a participação de diversos artistas renomados, desfiles de escolas de samba e apresentações de blocos. A animação movimentou diferentes regiões da Capital.

Nos últimos três dias, diversos pontos da cidade foram palco de festividades carnavalescas, com atrações circenses, marchinhas de Carnaval, apresentações de diversos DJs, entre eles do Jiraya Uai, atraindo uma mutidão estimada em mais de 70 mil pessoas. Além disso, também houve apresentação dos blocos das Trepadeiras, Macumbloco, Kira Spirandeli, Luana e Mamede e o Carnafolia com o Bloco da Diversidade, e show com a cantora de funk Tati Quebra Barraco.

Domingo com 30 mil pessoas na Praça Cívica

Somente no domingo (11), por exemplo, a Praça Cívica recebeu cerca de 30 mil foliões. “Esse evento superou todas as nossas expectativas e estamos muito felizes com a participação em massa da população”, comemorou o titular da Secult, Zander Fábio, ao lembrar que o Carnaval ainda não acabou.

Funkeira Tati Quebra Barraco fez a festa da multidão – Foto Secult Goiânia

Apesar de ter gerado polêmica, a realização da programação na Praça Cívica, conforme a Secult, ocorreu após apresentação aos órgãos de competência municipal, estadual e federal todas as documentações e licenças exigidas. Em atenção à exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a área do evento acontece de forma isolada.

Na terça-feira, último dia do feriado prolongado, haverá o Carnarock e apresentações de Wam Baster, Banda Rocco, Shotgun, dentre outras, além de batalhas de rima e rap.

Além desses, confira mais eventos de terça

13h – Praça C170 – Jardim América – Desfile da Escola Acadêmicos do Samba;

A partir das 14h – Praça Cívica – Batalha do Maranhas/Amabile, Banda Romanov, Banda Fuzo, Dj Lu, Banda Rocco, Banda Wormz, Banda Shotgun, Dj Roberta Leão e Dj Wam Baster;

14h – Praça Tamandaré – Esquenta LGBTI+.

Operação Carnaval Seguro

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforça as ações de segurança durante o Carnaval na Região Central e demais pontos com festividades em Goiânia. O objetivo da Operação Carnaval Seguro é garantir a segurança dos foliões com o trabalho de patrulhamento preventivo. A operação da GCM contará com o incremento de 40 agentes e 20 viaturas até a Quarta-feira de Cinzas, quando se encerram as festas.

Urbanização em alerta

De acordo com a prefeitura, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém equipes de limpeza em estado de alerta no Carnaval. Todos os pontos de festa receberam 30 lixeiras de 200 litros, para recicláveis e orgânicos, a fim de dar apoio aos foliões e aos servidores.

Ainda segundo a prefeitura, a limpeza foi reforçada também nas regiões dos desfiles de rua, como no Jardim América, Residencial Vale dos Sonhos, Jardim Balneário Meia Ponte, Pedro Ludovico, Oeste, Sul, Jardim Itaipu, também com equipes de remoção, roçagem e coleta orgânica até 13 de fevereiro.


Leia mais sobre: / Goiânia

Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.