19 de abril de 2025
Peça monumental • atualizado em 23/03/2025 às 17:39

Maior sino do mundo que badala recebe bênção na Polônia e inicia trajeto rumo a Trindade

Além do Vox Patris, outros dois sinos menores, que também irão compor o campanário do novo Santuário em Trindade, foram entregues na cerimônia
O Vox Patris é o maior sino do mundo que badala, e levou dez anos para ser construído na Polônia. Foto: Jéssica Figueiredo
O Vox Patris é o maior sino do mundo que badala, e levou dez anos para ser construído na Polônia. Foto: Jéssica Figueiredo

Neste domingo (23), o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio Martins da Silva, participaram da entrega do maior sino do mundo que badala, o Vox Patris – “A Voz do Pai” em português – na cidade de Rydultowy, na Polônia. Além do Vox Patris, outros dois sinos menores, que também irão compor o campanário do novo Santuário em Trindade, foram entregues na cerimônia e receberam as bênçãos do reitor da Basílica.

Segundo o Padre Marco Aurélio, o Vox Patris é oficialmente o maior sino do mundo que badala. “Existem outros sinos maiores na China e na Rússia, mas nenhum deles tem badalo. O Vox Patris tem som, história e alma”, afirmou o reitor.

O prefeito de Trindade destacou a importância do momento e a simbologia do sino, que virá para o Brasil com destino a cidade do Divino Pai Eterno. “Foi um momento muito especial. Viemos agradecer aos poloneses que, durante dez anos, se dedicaram à construção desses sinos. É um símbolo da nossa fé e da união de esforços para algo grandioso”, declarou o prefeito Marden.

O prefeito Marden e o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio, participaram da bênção ao Vox Patris. Foto: Jéssica Figueiredo

Confecção exclusiva e personalizada

O Vox Patris tem 4 metros de altura e 55 toneladas e é uma obra de arte e fé. Sua estrutura apresenta gravuras que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada em 1840 com o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa, que, ao encontrarem um medalhão, passaram a rezar o terço aos sábados em sua casa, reunindo os vizinhos. Toda a arte do sino foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais.

Além do Vox Patris, outros dois sinos menores, que também irão compor o campanário do novo Santuário em Trindade, foram entregues na cerimônia. Nesta segunda-feira (24), os sinos seguem por via rodoviária até o porto de Gdansk, no Mar Báltico, em um trajeto estimado de quatro a cinco dias.

De lá para cá, os sinos viajarão pelo mar até o Brasil. A previsão é de que cheguem ao Porto de Santos (SP), entre os dias 11 e 14 de maio, onde serão recepcionados com missa e cerimônia oficial. Antes de Trindade, os sinos passarão por outras duas cidades brasileiras.

O cronograma de peregrinação pelo Brasil inclui:

  • 17 a 20 de maio – Belo Horizonte (MG), no Santuário Arquidiocesano São Francisco;
  • 21 a 24 de maio – Brasília (DF), com missa na Praça dos Três Poderes;
  • 26 a 28 de maio – Trindade (GO), com grande celebração e programação festiva.

Trabalho de articulação da Prefeitura de Trindade

Para viabilizar a chegada do sino ao Brasil, a Prefeitura de Trindade teve papel fundamental. A gestão articulou, junto aos Governos Estadual e Federal, a desburocratização do complexo processo de importação e transporte da peça. Reuniões foram realizadas com órgãos como os Ministérios em Brasília, Itamaraty, Embratur, Porto de Santos e as Forças de Segurança do Brasil.

“Estamos vivendo um capítulo marcante na história de Trindade e do nosso país”, afirmou Marden. “A chegada do Vox Patris é resultado de um trabalho intenso, que exigiu articulação, persistência e apoio de diversas esferas do poder público. Simplificar esse processo foi essencial para que o sino pudesse iniciar sua jornada até nossa cidade”, detalhou o prefeito de Trindade.

O prefeito também destacou o impacto que o sino trará para a cidade. “O Vox Patris não é apenas uma peça monumental. Ele representa fé, união e será capaz de atrair visitantes do mundo inteiro. Esse novo símbolo religioso vai impulsionar nosso turismo, movimentar a economia e gerar oportunidades para a população trindadense. Estamos nos preparando para receber ainda mais visitantes e oferecer uma experiência inesquecível”, salientou Marden.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Geral / Trindade