20 de maio de 2022
Festa do Divino Pai Eterno • atualizado em 04/05/2022 às 16:44

“Maior romaria de todos os tempos”, Festa do Divino Pai Eterno está preparada para receber 5 milhões de devotos, avalia prefeito de Trindade

Parceria com o Governo de Goiás irá ajudar na organização da Romaria do Divino Pai Eterno
Marden Júnior, em entrevista ao Diário de Goiás (Foto: Iris Roberto)
Marden Júnior, em entrevista ao Diário de Goiás (Foto: Iris Roberto)

Um dos prefeitos mais jovens do Brasil, Marden Junior (Patriota) de Trindade, há pouco tempo acompanhava a festa da Romaria do Divino Pai Eterno como fiel católico. Em seu primeiro ano como gestor da cidade, teve de agir para diminuir as consequências da crise sanitária em meio ao descontrole da Covid-19. Precisou tomar medidas para que a festividade fosse realizada de maneira remota, pela edição consecutiva numa das alternativas para minimizar o estrago pandêmico.

Após mais de dois anos com medidas restritivas no comércio local e a imunização acelerando a partir do ano passado, Júnior anunciou nesta quarta-feira (04/05), ao lado de representantes da Igreja Católica e do Governo de Goiás, que a edição deste ano será presencial. Se antes acompanhava a festa à distância como fiel, agora, irá organizar o que será em suas palavras: “a maior romaria de todos os tempos”. Trata-se de um momento histórico.

Não é apenas a retomada de uma festa religiosa mas para além disso, do recomeço para muitos comerciantes, dono de pousadas e da rede hoteleira que teve 60% de seu funcionamento comprometido ao longo dos últimos 24 meses. Por isso, Marden comemora. “É o retorno de uma das maiores romarias do Brasil. Estamos cheios de alegrias em celebrar esse momento e dizer que teremos romaria na cidade de Trindade. Vamos ter os cuidados necessários para fazer uma festa com segurança com saúde e preservando os romeiros e os trindadenses que ficam aqui depois desses dez dias de festa”, disse em entrevista ao Diário de Goiás.

Continua após a publicidade

O prefeito de Trindade tirou um tempo durante a cerimônia que marcou o anúncio presencial da Festa do Divino Pai Eterno para conversar com o diretor de redação do Diário de Goiás, Altair Tavares sobre a festa e a retomada econômica na cidade. Veja a entrevista na íntegra abaixo:

O prefeito de Trindade, Marden Júnior concede entrevista ao jornalista Altair Tavares (Foto: Iris Roberto)

Altair Tavares: Após duas edições sem a edição presencial da Romaria, esta será a maior edição da festa?

Marden Júnior: Com certeza, depois de muita expectativa e dois anos sem realizar uma Romaria, estarmos aqui para dizer um sim a romaria 2022 é uma conquista muito grande. É o retorno de uma das maiores romarias do Brasil. Estamos cheios de alegrias em celebrar esse momento e dizer que teremos romaria na cidade de Trindade. Vamos ter os cuidados necessários para fazer uma festa com segurança com saúde e preservando os romeiros e os trindadenses que ficam aqui depois desses dez dias de festa. É uma consonância, uma emoção de poder realizar essa romaria, eu como trindadense, morador daqui, devoto do Divino Pai Eterno, mas também hoje como gestor poder realizar uma festa e projetar essa que será a maior festa de todos os tempos e mais organizada e segura.

Continua após a publicidade

Altair Tavares: Todos os fiéis e turistas estão na expectativa de voltarem a Trindade após todo esse tempo. Como estão se preparando para receber essas centenas de pessoas?

Marden Júnior: Nós estamos preparados, nossas demandas e o que organizamos aqui entre o Governo do Estado e o municipal vai ser a maior estrutura do que já foi vista numa romaria. Foi feito um planejamento em cima dessa disposição das pessoas virem para Trindade, acreditamos que realmente vai ser a maior romaria de todos os tempos e nós nos preparamos na mesma altura para que possamos realizar mesmo com demanda maior de pessoas, 4 ou 5 milhões que possam vir a Trindade, estamos preparados para acolher da melhor maneira possível e dar segurança a cada um deles, saúde e condições a cada um deles, colocando barreira sanitárias, disponibilidade de testagens, leitos clínicos espalhados em pontos estratégicos da cidade. Nos preparamos para isso.

Altair Tavares: Nesse sentido, quais parcerias com o governo estadual estão sendo já pactuadas?

Marden Júnior: A parceria é de mão dupla. O Estado tem feito sua parte, tem nos ajudado, estamos fazendo um convênio para que ele possa disponibilizar o que o Estado tem de melhor no quesito de segurança, a infraestrutura da cidade também vai receber o apoio. O grupo de empresários também vai trabalhar e nos ajudar na promoção da festa e o governo municipal. Todos unidos para organizar essa romaria nos últimos dois anos.

Altair Tavares: Quais foram os impactos de dois anos sem a festa e qual a expectativa frente a economia dessa retomada?

Marden Júnior: Com certeza, tem o efeito econômico da cidade, tanto é que quando nós não tivemos a romaria nos últimos dois anos, tivemos 60% das pousadas que fecharam. Por aí a gente vê a importância de uma romaria e da projeção turística da cidade que sustenta o comércio e a rede hoteleira, de restaurantes e lanchonetes. Se sustentam essa economia isso ajuda o município de Trindade. Não temos dúvida que a Romaria é um start para o crescimento econômico da cidade em especial este ano depois dos dois últimos anos não ter tido. É uma festa que vai marcar a consolidação da esperança dos goianos, brasileiros e trindadenses.