29 de maio de 2024
Starship • atualizado em 14/03/2024 às 11:42

Maior foguete do mundo foi lançado com sucesso pela SpaceX; assista

A nave foi projetada para levar ainda nesta década astronautas à Lua e consequentemente outros planetas, como Marte
O lançamento aconteceu por volta das 10h25 (Horário de Brasília) e deve durar 1 hora. (Foto: Reprodução/AFP).
O lançamento aconteceu por volta das 10h25 (Horário de Brasília) e deve durar 1 hora. (Foto: Reprodução/AFP).

Na manhã desta quinta-feira (14), a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou o terceiro voo teste da Starship, a maior nave do mundo. O lançamento aconteceu por volta das 10h25 (Horário de Brasília) e partiu de Starbase, em Boca Chica, no Texas (EUA). O lançamento foi autorizado pela Administração Federal de Aviação (FAA), responsável por licenciar lançamentos de foguetes comerciais.

O voo até o momento é o mais bem-sucedido da Starship e desta vez a nave atingiu a órbita para a realização de testes. Anteriormente a empresa fez duas tentativas que falharam em 2023. “O terceiro teste de voo visa aproveitar o que aprendemos em voos anteriores enquanto tentamos uma série de objetivos ambiciosos. Ele também voará em uma nova trajetória, com a Starship destinada a cair no Oceano Índico”, disse a SpaceX em comunicado em seu site oficial.

Segundo a empresa, o objetivo nesta fase é experimentar novas técnicas, como a queima de motores no espaço e o aumento da segurança pública. Vale destacar que a nave foi projetada para levar astronautas à Lua ainda nesta década e consequentemente outros planetas, como Marte, que está na mira de Musk sendo uma possibilidade futura de habitação da humanidade.

Confira a transmissão do lançamento ao vivo:

Lançamentos anteriores

A Space X já vinha realizando testes com a Starship. O primeiro foi em abril de 2023, na ocasião o foguete explodiu logo após a decolagem. Segundo a empresa, a explosão ocorreu após a espaçonave apresentar falhas em seu motor e, por isso, o sistema de destruição em voo foi ativado.

A nave apresentou múltiplas falhas em seu motor no voo de teste, perdeu altitude e começou a despencar.

Explicou a SpaceX

Já em novembro de 2023 a empresa tentou fazer um novo lançamento, porém três minutos após o lançamento do foguete, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Apesar do incidente, a Space X classificou o voo como bem-sucedido.


Leia mais sobre: / / Mundo / Tecnologia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019