28 de fevereiro de 2024
América do Sul

Maduro já divulga novo mapa da Venezuela e propõe lei para criar estado de Essequibo; confira

Presidente da Venezuela, Maduro já divulga mapa considerando nova região, "tomada" da Guiana. (Foto: reprodução)
Presidente da Venezuela, Maduro já divulga mapa considerando nova região, "tomada" da Guiana. (Foto: reprodução)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, continua agindo de forma a agravar a crise entre seu país e a Guiana. Além de propor, nesta terça-feira (5), uma lei que prevê a criação de uma província venezuelana em Essequibo, território em disputa, ele também já divulgou de forma “oficial” um novo mapa da Venezuela incluindo a área em questão como já pertencente a si. Confira abaixo.

De acordo com informações divulgadas por veículos de comunicação de circulação mundial, Nicolas ainda teria ordenado a petroleira estatal PDVSA licenças para a “extração imediata” de recursos naturais na região.

“Esta sede da Zona de Defesa Integral da Guiana Essequiba ficará sediada em Tumeremo e designo provisoriamente o Major General Alexis José Rodríguez Cabello como autoridade única na Guiana Essequiba”, disse Maduro.

O governo brasileiro chegou a enviar 16 tanques para Roraima, que faz divisa com a Venezuela e Guiana, por conta do aumento da tensão na região. Além disso, há receios de que haja uma invasão. O efetivo militar do Exército brasileiro também ganhou reforço na fronteira, e a inteligência da Polícia Federal monitora a situação.

Leia também: “Que o bom senso prevaleça”, diz Lula sobre disputa entre Venezuela e Guiana


Leia mais sobre: / Mundo

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.