O presidente francês, Emmanuel Macron defendeu nesta terça-feira (12/01) que os países europeus passem a produzir sua própria soja e pontuou que a dependência da soja brasileira é o mesmo que “endossar o desmatamento da Amazônia”.
“Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia. Somos consistentes com as nossas ambições ecológicas, lutamos para produzir soja na Europa!”, pontuou na legenda de um vídeo publicado em seu perfil no Twitter.
Continuer à dépendre du soja brésilien, ce serait cautionner la déforestation de l’Amazonie.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 12, 2021
Nous sommes cohérents avec nos ambitions écologiques, nous nous battons pour produire du soja en Europe ! pic.twitter.com/CORHnlIp8E
No vídeo, feito durante uma visita a produtores agrícolas franceses, Macron reforçou que os europeus não têm sido coerentes se tomam medidas de proteção ambiental e, continuam a importar produtos que desmatam a floresta amazônica. “A maneira concreta de fazer não é apenas dizer, mas agir. E agir é dizer: nós precisamos hoje da soja brasileira para viver. Portanto, vamos produzir a soja europeia ou equivalente”, pontuou.
Não demorou muito para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) responder às declarações de Macron. A entidade lamentou a fala do presidente francês. “Como bem sabe Macron, a soja produzida no bioma Amazônia no Brasil é livre de desmatamento desde 2008, graças a Moratória da Soja, iniciativa internacionalmente reconhecida, que monitora, identifica e bloqueia a aquisição de soja produzida em área desmatada no bioma, garantindo risco zero do envio de soja de área desmatada (legal ou ilegal) deste bioma para mercados internacionais”, destacou.