10 de dezembro de 2024
Transição

Mabel apela à bancada federal por recursos para a saúde pública de Goiânia

Mesmo sem assumir a gestão, o político articula soluções para a crise enfrentada na área
Sandro Mabel se reúne, em Brasília, com deputados federais e senadores, em busca de recursos para a saúde pública de Goiânia. Foto: Divulgação/Assessoria Sandro Mabel
Sandro Mabel se reúne, em Brasília, com deputados federais e senadores, em busca de recursos para a saúde pública de Goiânia. Foto: Divulgação/Assessoria Sandro Mabel

O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) recorreu à bancada federal goiana, nesta terça-feira (26), para a garantia de recursos que beneficiem a saúde pública da capital, que encontra-se em crise no momento. Ainda sem assumir o mandato, o político articula medidas para ampliar o atendimento, bem como as vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Acompanhado do governador Ronaldo Caiado (UB), Mabel se reuniu, em Brasília, com parlamentares do Congresso que representam o Estado de Goiás. Segundo ele, foi um encontro produtivo, em que todos demonstraram sensibilidade e comprometimento para melhorar a situação. “Eles entendem a dificuldade em que a saúde pública goiana enfrenta”, disse o prefeito eleito, em entrevista ao canal local Misto Brasil.

“Eu não vim aqui pedir obra, não vim pedir nada, eu vim consertar a saúde da cidade. Colocar os postos de saúde, as equipes da saúde da família, preciso colocar as UPAs e os CAIS para funcionar e ter remédio, ter médico. Então, o que eu vim pedir é isso: recursos para recuperarmos a saúde de Goiânia. Se Deus quiser, logo no começo do mandato nós já vamos botar quente nessa saúde”, pontuou Mabel.

O futuro prefeito de Goiânia afirmou que a bancada federal goiana foi super receptiva e ressaltou sair do encontro satisfeito, pelo fato de ter suas ideias abraçadas pelos políticos. “Tô saindo daqui com esse sorriso largo, feliz, porque realmente eles são sensíveis, todos conhecem e se dispuseram a ajudar”, disse.

“A gente sabe que a situação em Goiânia é crítica. Mas, aqui nesta bancada, você pode esperar parcerias. Sabemos que os recursos que colocarmos na sua mão serão aplicados. Não podemos mais perder recursos, porque é muito ruim, e você sabe disso, porque já foi parlamentar”, salientou o senador e ex-candidato à Prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD).

De acordo com a assessoria de Mabel, não participaram do encontro: a deputada federal Adriana Accorsi (PT) e os senadores Wilder Morais (PL) e Jorge Kajuru (PSB). O deputado federal Jeferson Rodrigues participou da reunião de forma remota. Wilder Morais, por sua vez, mandou recado por meio da deputada Flávia Morais (PDT), com a alegação de que não pôde participar do encontro, mas que o prefeito eleito poderia contar com ele.

Outras ações

Na entrevista, Mabel ainda destacou que a futura gestão da capital goiana não irá perder “nem um centavo de emenda”. Segundo ele, todos os recursos serão executados e repassados da forma correta. “Temos uma equipe hoje, estruturada, que vai estar pronta para atender todas as emendas”, enfatizou.

O prefeito eleito também destacou mudanças que serão feitas na mobilidade urbana, na qual promete ser “a melhor do país”. “Não tenho dúvidas que nós vamos fazer a cidade mais inteligente no trânsito, onde as pessoas vão gostar de andar de ônibus”, disse.

O político também falou sobre “enxugar a máquina” e trabalhar ações para abrigar a população de rua, dentre outras. “Vamos tirar o atraso e fazer, como diria o Iris, 40 anos em quatro”, ponderou Sandro Mabel.


Leia mais sobre: Geral