21 de março de 2025
Reforço

Mabel anuncia abertura de mais dez leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia

A SMS de Goiânia afirmou que a ainda há negociações em andamento para a abertura de mais dez leitos no Hospital das Clínicas
Medida tem objetivo de evitar nova crise por falta de leitos em Goiânia. Foto: SES-GO
Medida tem objetivo de evitar nova crise por falta de leitos em Goiânia. Foto: SES-GO

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou a abertura de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa de Misericórdia. A medida de contratação amplia a estrutura de saúde, após a crise de faltas de leitos, enfrentada no final do ano passado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, além destas, a Prefeitura negocia a abertura de mais dez leitos de UTI adulto no Hospital das Clínicas (HC-UFG). A gestão municipal também garantiu a manutenção de quatro leitos infantis no Instituto Goiano de Pediatria (Igope). A medida evita a suspensão dos atendimentos, que estava prevista devido a atrasos nos pagamentos da gestão anterior.

Segundo o prefeito, o aumento dos casos de bronquiolite, aliado ao período pós-Carnaval, elevou a demanda por UTIs em Goiânia, principalmente as infantis. De acordo com ele, medidas já estão sendo estudadas para evitar a sobrecarga e preparar o sistema para a oferta de leitos suficientes.

“Tive uma reunião recente com o governador Caiado para avaliar a situação. Vamos convocar nossos secretários de Saúde e criar uma sala de emergência para monitorar os casos, pois a bronquiolite chegou mais cedo este ano, ainda no período úmido. Precisamos nos preparar para o período seco, pois essa virose é intensa e já sobrecarregou nossa rede. Apesar de termos uma boa estrutura neonatal e pediátrica, tomaremos providências para enfrentar esse cenário com mais leitos”, afirmou Mabel.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Geral / Goiânia