27 de maio de 2022
Política

Lula mantém diferença de 20 pontos para Bolsonaro na pesquisa Ipespe

(Foto: Reprodução/Twitter Lula)
(Foto: Reprodução/Twitter Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém 20 pontos percentuais de vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL), na mais recente pesquisa Ipespe, encomendada pela XP, divulgada nesta quinta-feira (27).

O petista tem os mesmos 44% em intenções de voto que apresentou em dezembro. Bolsonaro também mantém seu índice de 24%, apresentado também na última rodada.

Sergio Moro, por sua vez, seguiu num viés de queda, embora dentro da margem de erro. O ex-juiz largou com 11% em novembro, caiu para 9% em dezembro e agora tem 8%. Esse é o mesmo percentual de Ciro Gomes, que tinha 7% no mês passado.

Continua após a publicidade

Em seguida ficaram João Doria (2%), Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira, com 1% cada um, e Luiz Felipe D’Ávila, que não chegou a 1%.

Veja os cenários

Lula fica próximo de uma vitória no segundo turno, com tais índices. A soma dos demais candidatos corresponde a 45%, deixando o petista próximo de uma vitória precoce em outubro, conforme o levantamento.

Continua após a publicidade

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-06408/2022.

O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).

Veja a série histórica

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula tem boa margem de liderança. O petista aparece com 35% das intenções de voto, mesmo percentual de dezembro. Bolsonaro caiu de 25% para 23%. Sergio Moro se manteve em 4%, enquanto Ciro Gomes subiu de 3% para 4%. João Doria ainda tem 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram.