14 de julho de 2026
ELEIÇÕES 2026

Lula dobra a vantagem sobre Flávio no 1º turno, aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg

Pesquisa mostra Lula com 46,3% no primeiro turno e 48,8% no segundo; Flávio Bolsonaro recua após empate registrado em abril
Cenário está mais favorável ao presidente após escândalos do Master e rompimento de Michelle - Fotomontagem Ricardo Stuckert/PR - Carlos Moura Agência Senado
Cenário está mais favorável ao presidente após escândalos do Master e rompimento de Michelle - Fotomontagem Ricardo Stuckert/PR - Carlos Moura Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu vantagem sobre o seu principal adversário na corrida presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL), segundo nova rodada da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg feita entre os dias 26 e 30 de junho e divulgado nesta quarta-feira (1º).

Segundo a pesquisa, Lula tem 46,3% das intenções de voto em um eventual primeiro turno contra 36,6% de Flávio.

Atlas 1º turno rodada de junho

A diferença de quase dez pontos entre os dois é o dobro da registrada pela pesquisa AtlasIntel/Bloomberg em abril que já refletia queda de Flávio após o escândalo da intimidade entre o senador e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Mas o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Nunes Marques, suspendeu a divulgação já feita e o assunto está em julgamento no TSE.

A rodada de abril, registrou 44% para o petista e 39% para Flávio. Nela, Flávio tinha caído seis pontos em relação a Lula (PT) em eventual segundo turno após o escândalo. Dos entrevistados, 95% disseram que ficaram sabendo das conversas comprometedoras e 93% escutaram os áudios trocados entre ele e o banqueiro falando de milhões de reais para financiar o filme Dark Horse.

Na pesquisa divulgada esta quarta-feira, entre os demais candidatos, quem mais ganhou terreno nesse período foi o ativista do MBL Renan Santos (Missão), que foi de 5% para 7,8% e ficou com a terceira posição, seguido dos ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) 

Recuo também em segundo turno

O distanciamento de Lula em relação a Flávio também foi registrado na simulação de segundo turno na eleição desse ano. Em abril, ambos estavam empatados numericamente em 48%, mas Lula tem 48,8%, enquanto Flávio recuou ainda mais, ficando com 42,3% das intenções de voto num embate com o presidente.

Atlas 2º turno rodada de junho

A queda reflete o período também em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou vídeos reclamando do tratamento dispensado a ela pelo candidato e seus irmãos.

Atlas 2º turno rodada de junho 2

Aqueles que votariam em branco, nulo ou estão indecisos neste cenário forma 8,9%.

Dados da pesquisa

A nova rodada da Atlas/Bloomberg entrevistou 4.999 eleitores, entre os dias 26 e 30 de junho. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado com recursos do próprio instituto e está registrado no TSE sob o protocolo BR-04582/2026.


Leia mais sobre: / / / / / / Política