28 de fevereiro de 2024
INDICAÇÕES

Lula deve indicar Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet para a PGR ainda nesta segunda-feira (27)

Dino tem sofrido resistência de parlamentares, enquanto Gonet tem apoio e simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do STF
A expectativa é que o anúncio seja feito antes que Lula embarque para o Oriente Médio. (Foto: Reprodução)
A expectativa é que o anúncio seja feito antes que Lula embarque para o Oriente Médio. (Foto: Reprodução)

Assim como sinalizado para aliados, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar nas próximas horas desta segunda-feira (27) a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, Paulo Gonet deve ser indicado para comandar a Procuradoria Geral da República (PGR).

A expectativa é que o anúncio seja feito antes que Lula embarque para o Oriente Médio. A confirmação das escolhas foi feita no domingo (26) e a equipe do presidente espera que os nomes sejam aprovados no Senado antes do dia 23 de dezembro, data que começa o recesso parlamentar.

Dino deve assumir a cadeira que antes era de Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Segundo a CNN, Lula convidou o ministro da Justiça para uma reunião na manhã desta segunda-feira, em um encontro que não estava previsto na agenda. Apesar da indicação presidencial, Dino sofre resistência de parlamentares.

Já Gonet, indicado para o comando da PGR, tem apoio de deputados, senadores, ministros do governo e do STF.

Para assumir os respectivos cargos para os quais foram indicados pelo petista, Flávio Dino e Paulo Gonet precisam ser sabatinados e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para posteriormente, serem aprovados pelo plenário.


Leia mais sobre: / / / / / Política

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.