23 de março de 2025
Tensão

Lula critica embate entre Zelensky e Trump na Casa Branca: “Cena grotesca e desrespeitosa”

Em sua fala, Lula demonstrou preocupação com a postura adotada por Trump diante do presidente ucraniano
Em declaração a jornalistas neste sábado (1º), Lula classificou o episódio como “grotesco” e “desrespeitoso”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Em declaração a jornalistas neste sábado (1º), Lula classificou o episódio como “grotesco” e “desrespeitoso”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a discussão entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrida no Salão Oval da Casa Branca na última sexta-feira (28). Em declaração a jornalistas neste sábado (1º), Lula classificou o episódio como “grotesco” e “desrespeitoso”, destacando que nunca havia visto algo semelhante na diplomacia internacional.

“Eu, sinceramente, não sou diplomata, mas acho que, na diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa, como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, afirmou o presidente brasileiro.

Ainda em sua fala, Lula demonstrou preocupação com a postura adotada por Trump diante do presidente ucraniano. Segundo o petista, Zelensky teria sido alvo de uma humilhação pública por parte do atual mandatário norte-americano:

Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que na cabeça do Trump o Zelensky merecia isso, acho que a União Europeia foi prejudicada pelo discurso do Zelensky.

O embate entre os dois líderes ocorreu durante uma reunião em Washington para discutir o futuro da guerra da Ucrânia. No encontro, Zelensky acusou a Rússia de não ter interesse real em encerrar o conflito, o que teria irritado Trump, levando à troca de farpas entre ambos.

Impacto para a Europa e a reconstrução da Ucrânia


Lula também afirmou que discutiu o conflito na Ucrânia com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, em uma reunião na manhã deste sábado. Para o líder brasileiro, a Europa pode acabar arcando com os impactos econômicos e políticos da guerra.

“Eu disse ao presidente da Alemanha: é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia, é bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo”, destacou Lula.


Leia mais sobre: / / / / Mundo / Política