24 de maio de 2024
Sustentabilidade • atualizado em 22/01/2024 às 09:00

Lixo zero: Goiânia receberá neste mês Drive-Thru de materiais recicláveis

Durante a ação os participantes do drive irão concorrer ao sorteio de um computador, do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos
A ação acontece no dia 28 de janeiro, das 10h às 18h, e é uma iniciativa do Movimento Lixo Zero. (Foto: Divulgação).
A ação acontece no dia 28 de janeiro, das 10h às 18h, e é uma iniciativa do Movimento Lixo Zero. (Foto: Divulgação).

O Movimento Lixo Zero, que atua no estado desde 2015, promove no dia 28 de janeiro o ‘Drive-Thru dos recicláveis’. A ação está marcada para acontecer das 10h às 18h, no Parque Bernardo Élis, em Goiânia. O objetivo, segundo os organizadores, é orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos antes que se tornem lixo, além de recolher e destinar corretamente os materiais.

A bióloga e idealizadora do movimento, Raquel Pires, reforça que, por meio de ações que o projeto realiza, existe a possibilidade para que a população dê o primeiro passo rumo à sustentabilidade. “Percebemos nos trabalhos que fazemos que as pessoas querem fazer o certo, mas não sabem como. Por isso, só deles terem o interesse de ir ao local e receber informação de como fazer o descarte correto e fazê-lo já é um grande passo para transformar nossa cidade”, pontua.

Durante a ação os participantes do drive irão concorrer ao sorteio de um computador, do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos – Sukatec, parceira do evento. Raquel explica que o computador a ser sorteado veio da reciclagem de eletrônicos, de um dos 5Rs da sustentabilidade, o reaproveitamento, onde foi feito o conserto e agora está voltando novamente a sociedade para ser utilizado.

Movimento Lixo Zero

Essa é a segunda vez que o evento acontece no Parque Bernardo Élis, e a previsão é que mais ações como essa sejam realizadas até o mês de junho. Todos os resíduos arrecadados serão destinados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Programa Goiânia Coleta Seletiva e os demais tipos de resíduos para os parceiros do projeto.

O Movimento Lixo Zero pretende, até 2030, buscar articulações em todos os setores da sociedade para alcançar os objetivos os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ (ODS), de modo que Goiânia se torne referência, com uma maior participação do governo, empresas e sociedade civil.

Entre os materiais que serão recolhidos estão os recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza, óleo usado, tampinhas plásticas, cápsulas de café e chinelos havaianas. Confira a lista completa:

  • Recicláveis: Plástico, papel, metal e vidro.
  • Eletrônicos: Computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, celulares, carregadores, fios, modem, eletrodomésticos e correlatos.
  • Instrumentos de escrita (qualquer  marca e tamanho): lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro.
  • Além de esponjas de limpeza, óleo usado, tampinhas plásticas, cápsulas de café e chinelos havaianas.

Leia mais sobre: / / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019