08 de agosto de 2022
Cidades

Livro sobre a história de Goiânia é distribuído a crianças da rede municipal de ensino

Livro foi lançado no Paço Municipal (Foto: Samuel Straioto)
Livro foi lançado no Paço Municipal (Foto: Samuel Straioto)

Crianças da Rede Municipal de Ensino de Goiânia passarão a contar com uma obra sobre a história da capital. Foi lançado nesta sexta-feira (4), no Paço Municipal, o livro História de Goiânia para Escolas, do escritor Bariani Ortêncio.  A obra será entregue gratuitamente em todas as escolas municipais de Goiânia.

Continua após a publicidade

A Obra

Este é o 51º livro da carreira de Bariani Ortêncio. O escritor de 96 anos de idade, ressaltou a reportagem do Diário de Goiás que o livro tem formato didático para que os alunos tenham boa leitura e consigam entender um pouco mais da história da cidade, logo no mês do aniversário da cidade.

“O livro tem um formato bem didático para que odos os alunos tenham uma boa leitura”, comentou o escritor.

Continua após a publicidade

Bariani Ortêncio em tom de brincadeira durante discurso destacou a importância das educadoras ao transmitir o ensino as crianças. Ele disse que elas são como as segundas mães e que elas valem mais do que vereadores. No auditório estavam os vereadores Romário Policarpo e Tiãozinho Porto. Bariani sorriu ao lado dos vereadores.

“Goiânia é uma das principais cidades do país. Os livros existentes não descem ao conhecimento dos alunos do ensino fundamental. As professoras costumo chamar de segunda mãe dos alunos. Se fosse fazer um plesbicito uma professora primária vale de dez a zero num vereador “, destacou em discurso.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), disse que ao longo dos anos teve grande amizade com o escritor Bariani Ortêncio. Iris destacou que sempre o teve por orientador e se sente feliz depois de muitos anos, na condição de prefeito de fazer um trabalho ao lado do escritor que ficará para o futuro da cidade.

Aspectos

O livro trata da origem da cidade, da mudança da capital, dos primeiros anos após a construção da cidade, curiosidades do período, por exemplo, o primeiro carnaval, expressões populares, biografias resumidas de figuras importantes da história goiana, e de cidades do interior goiano. A linguagem é direta e acessível.

Leitura

O escritor fez uma crítica a falta de leitura no país e disse que se o livro fosse vendido, o interesse poderia ser menor. Ele espera que as crianças tenham interesse na leitura.

Educação

O secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, destacou que a disponibilização do livro é oportunizar as crianças a pensarem no futuro, mas entendendo da história.

“Não é apenas mais um livro. Mas é a capacidade do escritor em traduzir em histórias importantes que aconteceram na história dessa cidade e desse estado e tudo isso seja mostrado as nossas crianças. Me preocupa muito que as nossas crianças sejam apenas apertadores de botões. É preciso conhecer a história das pessoas que se esforçaram para ajudar a construí-la”, destacou o secretário municipal de Educação.

Pedido

O secretário municipal de Cultura, Kléber Adorno, expôs uma conversa com o prefeito Iris Rezende, em que o gestor sugeriu que Bariani Ortêncio por viver em Goiânia desde os primeiros anos escrevesse um livro que contasse sobre a história da cidade.

Oportunidade

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), argumentou que enquanto estudante não viu detalhes sobre a história de Goiânia, e que agora ao ver a publicação de Bariani Ortêncio haverá oportunidade para que os jovens tenham conhecimento sobre a história da cidade.

Aniversário de Goiânia

A diretora da escola municipal Mara Rúbia Gomes de Morais destacou que o tema é de grande importância para as crianças conhecerem um pouco mais sobre a história da cidade. Ela ressaltou que o momento de apresentação do material é oportuno, já que estamos próximos ao aniversário da cidade, no dia 24 de outubro.

Outras obras do autor

Bariani Ortêncio escreveu diversos contos, crônicas, romances, livros infanto juvenis.  Um dos mais conhecidos No livro A Cozinha Goiana, clássico do gênero, ele faz um apanhado de ingredientes, temperos e receitas. Inclusive uma de sua autoria, o Peixe na Telha, que entrou no cardápio de várias casas especializadas em pescados.

{nomultithumb}