23 de julho de 2024
Quinto constitucional • atualizado em 10/11/2022 às 18:16

Lista sêxtupla com indicações da OAB para desembargador é entregue ao TJGO

Agora, caberá ao órgão fazer uma lista tríplice que será submetida ao governador Ronaldo Caiado
Os seis advogados mais votados na lista encaminhada ao TJGO: Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (51 votos), Vicente Lopes da Rocha Júnior (50 votos), Alexandre de Morais Kafuri (49 votos), Augusto César Rocha Ventura (43 votos), Ana Carollina Ribeiro Barbosa (37 votos) e Ricardo Baiocchi Carneiro (27 votos). (Foto: Divulgação OAB)
Os seis advogados mais votados na lista encaminhada ao TJGO: Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (51 votos), Vicente Lopes da Rocha Júnior (50 votos), Alexandre de Morais Kafuri (49 votos), Augusto César Rocha Ventura (43 votos), Ana Carollina Ribeiro Barbosa (37 votos) e Ricardo Baiocchi Carneiro (27 votos). (Foto: Divulgação OAB)

O presidente da secção goiana da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Lara entregou, nesta quinta-feira (10/11) nas mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, a lista sêxtupla com os nomes dos seis advogados que serão submetidos ao escrutínio por parte do órgão que por sua vez irá afunilar em três nomes entregues ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

A eleição ocorreu na manhã desta quinta-feira (10) com a definição rápida dos seis nomes. Os escolhidos pelos representantes da advocacia são: Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (51 votos), Vicente Lopes da Rocha Júnior (50 votos), Alexandre de Morais Kafuri (49 votos), Augusto César Rocha Ventura (43 votos), Ana Carollina Ribeiro Barbosa (37 votos) e Ricardo Baiocchi Carneiro (27 votos). Todos eles já haviam submetidos suas candidaturas em outras ocasiões.

Ao final do processo, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que “todos os 12 candidatos muito bem representariam a nossa categoria profissional. Tenho a certeza de que entre os seis nomes, democraticamente escolhidos pelo nosso Conselho Seccional, sairá um desembargador ou desembargadora à altura da advocacia do Estado de Goiás.”

Agora, caberá ao TJGO elaborar uma lista tríplice a partir dos nomes encaminhados pela OAB-GO. Por fim, o governador Ronaldo Caiado irá bater o martelo com relação a qual nome irá ocupar a vaga do quinto constitucional destinada a advocacia.

Eleição tranquila com uma desistência

O processo de formação da lista sêxtupla teve início na manhã desta quinta-feira (10 de novembro). Dos 13 nomes colocados à disposição, no início do pleito, foi apresentada uma desistência entre os candidatos, sendo esta do advogado Breno Boss Cachapuz Caiado. Todos os outros advogados estavam aptos a participarem do pleito.

Com isso, 12 advogados inscritos no pleito concorreram. Os candidatos assinaram termo de compromisso e, no início da manhã, teve início a fase de arguição. Cada um teve 5 minutos para a apresentação e mais 5 minutos para responder pergunta realizada por um conselheiro sorteado entre os presentes.Passada esta fase, iniciou-se a votação.

Tiveram direito a voz e voto diretores, conselheiros titulares e natos. Pela primeira vez, a eleição foi realizada por meio de sistema eletrônico Elections, que é um software utilizado para realização de eleições de forma totalmente digital e on-line. Cada conselheiro teve acesso ao nome dos candidatos por ordem alfabética no sistema e votou em até seis candidatos. A apuração foi nominal e identificada, conforme disposto no §6º, do artigo 8º, do Provimento nº 102/2004 do Conselho Federal da OAB.


Leia mais sobre: / / / / Direito e Justiça

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.