O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta sexta-feira (11) que o partido conseguiu 263 assinaturas para o requerimento de urgência do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Temos assinaturas de partidos de esquerda, poucas assinaturas, mas temos, que eles pediram que não fossem expostos”, disse o parlamentar durante coletiva de imprensa.
A informação é da CNN, que frisa que na noite desta quinta-feira (10), Sóstenes afirmou ter conseguido as 257 assinaturas necessárias para apresentar um requerimento de urgência para o projeto da anistia. Ele também alegou estar confiante de que a pauta avançará na Câmara.
“A anistia é uma questão de dias, no máximo algumas semanas para que a gente possa virar essa página na Câmara dos Deputados”, declarou. Segundo o parlamentar, a expectativa é de que a proposta seja inserida na pauta da Casa após reunião de líderes marcada para o dia 24 de abril.
Ele disse, ainda, que uma conversa com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve ocorrer na referida semana. “Não abrirei mão dessa conversa com ele para a gente resolver essa questão e ele me dar a posição dele com relação ao cronograma”, ponderou o deputado.
“Ele não pode esticar a corda o tempo todo com relação ao PL, por ser o maior partido da Casa. Se ele, como presidente, se indispor com a esquerda e com o maior partido da direita, ele vai ficar inviabilizado na condição da Casa. Então ele vai precisar tomar essa decisão com urgência”, ressaltou Cavalcante.
Leia mais sobre: anistia / Câmara dos Deputados / Política