Categorias: Brasil

Liberdade de expressão é tema de reunião entre presidente do Conselho de Comunicação e Renan

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e o presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Miguel Ângelo Cançado, se reuniram nesta quarta-feira (18) para tratar sobre uma proposta de convênio com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em favor da liberdade de expressão, de imprensa e combate à violência contra comunicadores.

“Há muita preocupação no âmbito da Unesco e nos diálogos que tivemos, inclusive eles participaram conosco na última sessão do Conselho de Comunicação, a questão exatamente da liberdade de expressão, de imprensa e violência contra comunicadores. Esse é um tema que eu diria nacional e os olhos se voltam para o Brasil”, afirmou Miguel Cançado.

A expectativa o presidente do Conselho é de que a minuta do convênio seja entregue nos próximos dias. Miguel Cançado também pretende discutir na próxima reunião do colegiado, marcada para 6 de junho, a limitação da internet e o bloqueio do aplicativo WhatsApp, que, segundo o presidente, é um assunto que incomoda todos os integrantes do Conselho.

“O Conselho de Comunicação tem a sua preocupação voltada não só para a violência física contra jornalistas, mas contra essa violência à comunicação em geral que é esse bloqueio do WhatsApp e até essa tentativa que se fez e se faz ainda de limitação do uso da internet. Eu tratei disso com o presidente, que se mostrou muito aberto a esse diálogo com o Conselho e disposto a ouvir, a ter o Conselho como um órgão de assessoramento, como prevê, aliás, a Constituição Federal”, ressaltou Cançado.

Além disso, foi tratada na reunião a criação de estratégia para que os senadores conheçam melhor a assessoria que o Conselho de Comunicação oferece em relação aos assuntos que envolvem a sociedade e a liberdade de expressão.

“Dar maior efetividade, mais intensidade aos trabalhos do Conselho de Comunicação e uma sinergia maior também, mais intensa não só com a Presidência do Congresso Nacional, mas ao Senado como o todo. O Conselho precisa ter efetividade, há muitos temas importantes em debate”, argumentou o presidente do Conselho.

Para Renan, a iniciativa é fundamental para a criação de “um plano de visibilidade, de funcionamento, de utilização das redes sociais” com o objetivo de fortalecer o protagonismo do Conselho nas discussões legais que envolvem comunicação e população.

Com informações da Agência Senado

Thais Dutra

Notícias Recentes

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024