O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), anunciou nesta terça-feira (17), durante a cerimônia de diplomação, os titulares de 12 secretarias municipais para sua gestão, que começa em 1º de janeiro de 2025. O novo secretariado, conforme Vilela havia destacado durante a campanha, alia experiência técnica e sensibilidade política. “Este é um momento muito especial, um momento em que todos nós somos tocados, e eu, especialmente, sinto o peso do dever de cumprir uma missão tão importante que me foi confiada”, disse Vilela em coletiva de imprensa.
Os escolhidos têm passagens por governos e administrações de destaque, incluindo a gestão de Ronaldo Caiado, considerada uma das mais bem avaliadas do país, e os mandatos dos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha em Aparecida, além de Iris Rezende, em Goiânia. Ainda faltam 17 nomes para serem anunciados. Segundo Vilela, em breve mais nomes serão anunciados:
Ainda não temos todos os nomes definidos, mas já escolhemos alguns, e em breve compartilharemos com vocês os membros da nossa equipe. Fizemos as escolhas com base na capacidade técnica e na sensibilidade política. Esse será o perfil adotado para selecionar os demais nomes, sempre com o objetivo de atender às expectativas da cidade e da população, entregando o melhor para todos.
Os nomes anunciados até o momento foram: Fábio Passaglia (Governo), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Alfredo Soubihe Neto (Infraestrutura), Wolney Wagner de Siqueira Junior (Desenvolvimento Urbano), Alessandro Magalhães (Saúde), Mayara Mendanha (Assistência Social), Professora Núbia Farias (Educação), Carolina Tavares Araújo (Políticas Públicas das Mulheres), coronel Marco Aurélio Godinho (Segurança Pública), Arthur Henrique de Sousa Braga (Administração), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e João Pedro Almeida Ribeiro (Ciência e Tecnologia).
Gestão municipal
Durante a coletiva de imprensa, Vilela destacou que seu governo será pautado pela eficiência, respeito, honestidade e transparência. “Vamos governar para 600 mil pessoas, como nos comprometemos durante a campanha. Iniciaremos com austeridade fiscal e equilíbrio econômico, com muita cautela, para restaurar o município às condições que foram alcançadas nos governos do meu saudoso tio Marquinhos Vilela e de Gustavo Mendanha. Sabemos que as dificuldades são iminentes, mas estamos preparados para enfrentá-las”, afirmou.
Vilela ainda fez questão de reverenciar Maguito Vilela e Caiado como inspirações para lidar com as dificuldades do município. “Governador, assumir esta cadeira, que foi ocupada pelo meu saudoso tio Maguito Vilela, é, sem dúvida, um grande motivo de responsabilidade e compromisso. Contar com o apoio e a parceria do senhor eleva ainda mais nossa responsabilidade e nossa dedicação. É assim que vamos governar: honrando seu legado, dignificando a gestão pública e, acima de tudo, trazendo qualidade de vida a todos os aparecidenses”, disse o prefeito eleito.
Atualmente, a Prefeitura de Aparecida conta com 29 pastas de primeiro escalão, incluindo 27 secretarias, a Chefia de Gabinete, uma autarquia (AparecidaPrev) e uma empresa pública (Codap). Embora a estrutura da gestão de Vilela inicie com a configuração atual, nos primeiros 40 dias será realizado um diagnóstico pela consultoria Instituto de Gestão Municipal Àquila, que sugerirá uma reforma administrativa e um plano estratégico de trabalho. Outros nomes para o secretariado serão divulgados até a posse, em janeiro de 2025.
Saiba mais sobre os secretários anunciados por Vilela
Mayara Ferreira Marfim Mendanha – Secretária de Assistência Social
Formada em Hotelaria pelo Instituto Federal de Goiás, foi secretária de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, entre 2017 e 2021. Filha de Divina Maria Ferreira Marfim e José Carlos Marfim, foi criada em um lar cristão, casada com Gustavo Mendanha e mãe do Asafe, Luiza e Emanuel.
Arthur Henrique de Sousa Braga – Secretário de Administração
Foi Secretário Executivo de Licitações do Município de Aparecida de Goiânia entre 2017-2020 e Secretário de Administração de janeiro de 2021 a julho de 2024. Presidente do União Brasil em Aparecida de Goiânia. Advogado, com Mestrado Profissional em Administração Pública e com pós-graduação em Direito Público e também possui experiência profissional como Procurador da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás entre 2013-2016, e Secretário-Adjunto da Comissão Especial de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB-Goiás em 2016.
João Pedro Almeida Ribeiro – Secretário de Ciência e Tecnologia
Advogado, foi vice-prefeito e prefeito interino de Goianésia, secretário municipal de Indústria e Comércio, foi servidor do Detran Goiás, filiado ao União Brasil e participou em 2024 da missão do governador Ronaldo Caiado, ao lado do ex-prefeito Gustavo Mendanha, a Israel onde conheceu vários cases de sucesso sobre Tecnologia e Gestão Pública.
Ozéias Laurentino Ferreira Júnior – Secretário de Comunicação
Jornalista, Advogado, especialista em Comunicação Estratégica pela PUC Goiás e foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Aparecida, entre 2012 e 2024, durante os mandatos dos prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha.
Wolney Wagner de Siqueira Junior — Secretário de Desenvolvimento Urbano
Formado em Medicina Veterinária pela UFG, deputado estadual por dois mandatos e Presidente da Comurg 2005/2010 durante a gestão Iris Rezende.
Professora Núbia Farias – Secretária de Educação
Graduada em Pedagogia, pós-graduação em Psicopedagogia, Mestrado em Tecnologias Emergenciais na Educação pela Universidade Metropolitana de Ciência e Tecnologia (MUST) da Flórida (EUA). Atualmente é coordenadora regional da Educação da Secretaria Estadual de Educação em Aparecida de Goiânia. É servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, desde 2005.
Carlos Eduardo de Paula Rodrigues – Secretário de Fazenda
Graduado em Administração de Empresas e em Economia pela Universidade Mackenzie (SP), Direito PUC Goiás, MBA pela Faculdade de Engenharia da UFRJ. Diretor da Suplan, BEG Distribuidora, BEG Financeira, Banco de Desenvolvimento de Goiás, Superintendente de Economia da Celg, Secretário Executivo de Desestatização (Governador Maguito Vilela), Secretário da Fazenda de Aparecida durante os mandatos de Maguito Vilela. Participou da elaboração de todos os Planos de Governo ao Estado de Goiás desde 1982 até 2018. Planos de governo para a prefeitura de Goiânia (2004-2008-2020-2024) e Aparecida (2012 e 2024).
Fábio Passaglia – Secretário de Governo
Foi presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Aparecida durante o mandato do prefeito Maguito Vilela e secretário de Desenvolvimento Urbano, Chefe da Casa Civil, secretário de Transparência, Fiscalização e Controle e secretário de Governo durante o mandato do prefeito Gustavo Mendanha.
Alfredo Soubihe Neto – Secretário de Infraestrutura
Engenheiro Civil formado em 1979 pela USP, com atuação profissional na iniciativa privada e com experiência no setor público no Departamento Nacional de Estrada e Rodagem (DNER) entre 1997-1998 e superintendente do DNIT GO DF (2009-2012).
Carolina Tavares Araújo – Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres
Formada em Administração de Empresas. Assessora Especial Estratégica da Governadoria, Conselheira no Conselho de Educação do Estado de Goiás e foi subsecretária de Execução de Políticas Sociais do Governo do Estado de Goiás na gestão do governador Ronaldo Caiado. Atualmente, é presidente nacional da Juventude do União Brasil.
.Alessandro Leonardo Álvares Magalhães – Secretário da Saúde
Mestre em Saúde Pública, Especialista em Análise de Situação de Saúde e Saúde da Família, foi diretor de Planejamento da Secretaria de Saúde de Aparecida durante o mandato do prefeito Maguito Vilela e secretário municipal de Saúde durante os mandatos do prefeito Gustavo Mendanha.
Coronel da Polícia Militar Marco Aurélio Godinho – Secretário de Segurança Pública
Com 33 anos de serviço na Polícia Militar do Estado de Goiás, foi comandante do Comando de Policiamento Rodoviário, comandante do 18° Comando Regional Policial Militar e com distintivo do Grande Comando e Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes e Dom Pedro II.
Leia mais sobre: Leandro Vilela / Sead / Secretariado de Vilela / Seinfra Aparecida / SMS Aparecida / Aparecida de Goiânia / Política