19 de abril de 2025
No escuro • atualizado em 15/04/2025 às 18:52

Lâmpadas do Parque Vaca Brava sem manutenção deixam pedestres na escuridão

Pedestres que passam pela orla do Parque à noite correm riscos diante da falta de iluminação na pista de caminhada e em meio às árvores
Registro feito no domingo (13) mostra pedestres caminhando no breu. Foto: Altair Tavares
Registro feito no domingo (13) mostra pedestres caminhando no breu. Foto: Altair Tavares

A falta de manutenção na iluminação pública de um dos cartões postais de Goiânia traz riscos à população. Os pedestres que costumam praticar esportes e passear pela orla do Parque Vaca Brava à noite ou no início da manhã reclamam da escuridão na região.

Ao passar pela pista de caminhada é possível notar que quase metade das lâmpadas das luminárias estão queimadas, principalmente no trecho entre as Avenidas T-10 e T-15. Em alguns pontos, a única iluminação vem das barracas de água de coco e dos quiosques em volta do Parque.

Recentemente, a Prefeitura de Goiânia lançou um projeto de iluminação chamado Programa Brilha Goiânia, que promete trocar as lâmpadas antigas por de LED e modernizar o parque luminotécnico do município com a troca de 100 mil pontos de iluminação. Além das vias públicas, o Consórcio Brilha Goiânia promete a instalação de mais de 300 pontos de iluminação cênica em locais estratégicos, como parques, praças, prédios públicos, viadutos e elevados.

O Diário de Goiás questionou a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) sobre a manutenção da iluminação pública do Parque Vaca Brava, no entanto, não obteve retorno. A reportagem também perguntou à Seinfra se há estimativa para que as lâmpadas da região do Setor Bueno, onde está situado o Parque Vaca Brava, sejam substituídas por novas, mais modernas, mas, não teve resposta até o fechamento da matéria.

A Prefeitura já iniciou os serviços de substituição das lâmpadas na Região Central e na Região Noroeste da capital. Os trabalhos progridem em ritmo lento, apesar do programa prever a substituição da iluminação de 1 mil novas instalações por dia. A modernização contemplará 140 mil pontos até setembro, conforme estimativas, ainda sem um cronograma definido e divulgado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia