13 de junho de 2024
Vias goianas • atualizado em 30/05/2023 às 14:38

Kajuru propõe ao ministro dos Transportes a construção de um novo traçado na BR-153, entre Goiânia e Aparecida

O senador vai apresentar outras demandas de estradas goianas ao governo federal, entre elas a construção de um viaduto em Valparaíso e a duplicação da BR-452, em Rio Verde
Jorge Kajuru vai se reunir com Renan Filho para solicitar demandas de municípios goianos. Foto: Reprodução
Jorge Kajuru vai se reunir com Renan Filho para solicitar demandas de municípios goianos. Foto: Reprodução

O senador Jorge Kajuru (PSB/GO) vai propor ao ministro dos Transportes, Renan Filho, melhorias em estradas federais que cortam Goiás. O parlamentar vai se reunir com o representante do governo federal nesta terça-feira (30), para apresentar as propostas, entre elas, a construção de novo traçado na BR-153, para desafogar o trânsito entre Goiânia e Aparecida.

De acordo com Kajuru, além de melhorar a qualidade do tráfego, que costuma ser intenso nos horários de pico, a obra vai beneficiar também a logística. “Essa é uma ação que irá desafogar o intenso tráfego de veículos que assola a Região Metropolitana de Goiânia. Isso vai favorecer a logística para o escoamento dos nossos produtos para o resto do país e o exterior”, explica o senador.

Demandas

Ainda nesse sentido, Kajuru pretende apresentar ao ministro dos Transportes demandas das prefeituras de outras cidades. Em Valpaíso de Goiás, por exemplo, o objetivo é a construção de um viaduto de acesso ao município na BR-040.

Conforme o senador, os recursos já foram garantidos por meio de emenda de Bancada. No entanto, aguarda ainda a celebração de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Valparaíso.

Já a cidade de Rio Verde solicita a duplicação da BR-452, trecho que liga o município a Itumbiara e a construção do Anel Viário da BR-060 a BR-452. Além disso, espera também a aprovação dos projetos de ampliação de dois túneis no perímetro urbano da BR-060, a serem executados com recursos do município, e a construção de passarelas para pedestres no perímetro urbano da BR- 060.

Com finalidade, entre as pautas principais a serem discutidas com Renan Filho estão melhorias do transporte do Entorno do Distrito Federal. Em especial, o BRT que liga o município de Santa Maria (DF) a Luziânia (GO).

Estarão presentes nas tratativas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales, e o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissoto.


Leia mais sobre: / Política

Luana Cardoso

Luana

Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024. Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa.