30 de maio de 2024
Pedido • atualizado em 28/03/2023 às 18:16

Kajuru pede ao TCU o recolhimento do 3° lote de joias de Bolsonaro

No último dia 24 por determinação do TCU a defesa do ex-presidente entregou o segundo lote de joias à Caixa Econômica Federal
Líder do PSB goiano, Jorge Kajuru. (Foto: Divulgação)
Líder do PSB goiano, Jorge Kajuru. (Foto: Divulgação)

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), encaminhou  nesta terça-feira (28) ao Tribunal de Contas da União (TCU), pedido para que o terceiro lote de joias recebido da Arábia Saudita a Jair Bolsonaro seja recolhido à Caixa Econômica Federal.

O terceiro kit foi recebido pelo próprio ex–presidente, quando esteve com sua comitiva em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riade, na Arábia Saudita, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019.

Desta vez o kit é composto por uma relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes; caneta da marca Chopard prateada, com pedras encrustradas; par de abotoaduras em ouro branco; um brilhante cravejado no centro e outros diamantes ao redor; um anel em ouro branco com um diamante no centro; e um masbaha, feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.

Para o senador, este é mais um caso que ofende os princípios da moralidade e impessoalidade públicas. “Este é mais um caso de ofende os princípios da moralidade e impessoalidade públicas, pois somente o relógio Rolex é avaliado em quase R$ 400 mil. Logo, conclui–se que o valor do terceiro conjunto não seria inferior a R$ 500 mil”, argumenta Kajuru.

Kajuru lembrou ainda que o Acórdão n° 504/2023, determinou que Jair Bolsonaro entregasse todos os itens em seu poder, caracterizados como bens públicos de elevado valor, recebidos como presentes na visita da comitiva presidencial à Arábia Saudita.

Kajuru afirmou ainda que a existência de um terceiro conjunto não entregue poderá configurar o descumprimento da decisão proferida pelo Tribunal.


Leia mais sobre: / / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.