15 de julho de 2024
Saúde • atualizado em 16/06/2024 às 14:03

Junho Violeta alerta sobre doenças respiratórias e oferece exames gratuitos em Goiânia

Entre os dias 17 e 21 de junho a ação da Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT) e as Ligas Acadêmicas de Pulmão estará realizando atividades no Órion Complex
As ações gratuitas de Junho Violeta acontecem no Órion Complex, de segunda a sexta, das 9h às 16h.Foto: Reprodução
As ações gratuitas de Junho Violeta acontecem no Órion Complex, de segunda a sexta, das 9h às 16h.Foto: Reprodução

Em referência ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre doenças respiratórias, uma parceria entre a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SGPT) e as Ligas Acadêmicas de Pulmão, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), estará realizando orientações e exames gratuitos à população. A ação acontece a partir desta segunda-feira (17), até sexta-feira (21), no Órion Complex, no Setor Marista, em Goiânia.

O Junho Violeta é uma campanha instituída pelo Governo de Goiás para conscientizar a população e prevenir doenças respiratórias. Doenças desta ordem afetam estruturas ou órgãos do sistema respiratório, como nariz, laringe, faringe, traqueia e pulmão.

Elas acometem tanto as vias aéreas superiores quanto as inferiores, classificando-se em dois grandes grupos: agudas e crônicas. O que as diferencia é justamente o período de duração de cada uma e quanto tempo é necessário para realizar o tratamento.

A pneumologista Fernanda Miranda explica quais são as doenças respiratórias mais comuns, principalmente nesta época do ano, período de seca no estado. “As mais comuns são a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mais conhecida como enfisema pulmonar, e o tabagismo. Além disso, existem outras doenças, que são as infectocontagiosas, como gripes, rinosinusitis, resfriados, pneumonia e a tuberculose. Outras menos frequentes são as fibroses pulmonares”, destaca.

Como participar

Durante esta semana, as pessoas que passarem entre as recepções dos centros clínicos do Órion Complex, das 9h às 16h, receberão materiais educativos, orientações, poderão participar de diversas atividades e ainda realizar, também gratuitamente, o exame de espirometria. “Também chamado de prova de função pulmonar, é um exame essencial para o diagnóstico e acompanhamento das doenças respiratórias não infecciosas. Como ele medimos a capacidade pulmonar e podemos avaliar como está a função do pulmão”, explica a médica.

A espirometria é indicada para pessoas com sintomas respiratórios e tabagistas. “É realizado utilizando um aparelho chamado pneumotacógrafo, semelhante a um tubo, que é capaz de medir a velocidade do ar que entra e sai do corpo do paciente”, detalha a especialista. O teste demora cerca de 30 minutos para ser feito e o laudo com o resultado será enviado à pessoa em até 48 horas.


Leia mais sobre: / / / Geral

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.