20 de março de 2025
desburocratização

Juceg intensifica apoio a municípios para destravar abertura de empresas

O objetivo é destravar processos de abertura de empresas, especialmente em cidades que enfrentam dificuldades operacionais devido à troca de funcionários e falta de treinamento
Diretoria da Juceg visita Secretaria de Planejamento de Goiânia para explicar funcionamento da Redesim (Foto: Juceg)
Diretoria da Juceg visita Secretaria de Planejamento de Goiânia para explicar funcionamento da Redesim (Foto: Juceg)

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) iniciou uma série de visitas técnicas aos municípios goianos para auxiliar na gestão da RedeSim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O objetivo é destravar processos de abertura de empresas, especialmente em cidades que enfrentam dificuldades operacionais devido à troca de funcionários e falta de treinamento.

A ação começou por Goiânia, onde a diretoria da Juceg se reuniu no último dia 13 com a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida. No encontro, foram discutidos os desafios enfrentados na implementação da RedeSim e a importância da integração entre a Junta e as prefeituras para garantir maior eficiência no registro mercantil.

Treinamento para servidores municipais

Apesar de o registro mercantil estar sob a responsabilidade da Juceg, algumas licenças, como a de uso de solo, dependem das prefeituras. Segundo o presidente da Junta, Euclides Barbo Siqueira, a falta de pessoal capacitado para operar a plataforma tem gerado entraves no processo de legalização de empresas. “Nosso principal foco é dar celeridade ao processo do empresário. Por isso, a importância do trabalho em conjunto da Juceg com as secretarias municipais”, destacou.

Para Sérgio Floriano Lemos, diretor da RedeSim em Goiás, a dificuldade de operacionalizar o sistema ocorre principalmente em municípios onde houve mudança na administração e substituição de servidores. “Percebemos que em alguns municípios em que não houve a continuidade na gestão, os novos servidores estão encontrando certa dificuldade em fazer a engrenagem funcionar”, explicou.

Diante desse cenário, a Juceg mobilizou uma equipe técnica que percorrerá o Estado oferecendo esclarecimentos e treinamento aos servidores municipais. As viagens ao interior devem continuar após o feriado de Carnaval. “Vamos treinar o pessoal, ensinar o sistema e conceder novas senhas para que não fiquem prejudicados os registros empresariais nessas cidades”, afirmou Floriano.

Expansão da RedeSim e desafios

A RedeSim já está implementada nos 246 municípios goianos, consolidando-se como um sistema fundamental para desburocratizar o registro de empresas. A última cidade a aderir foi Santa Helena de Goiás, com a assinatura do convênio em 14 de fevereiro.

O presidente da Juceg reforça que o órgão está comprometido em garantir que todas as cidades tenham acesso pleno à tecnologia. “Chegar aos 246 municípios goianos é um marco para essa gestão. Da mesma forma, não mediremos esforços para que essas mesmas cidades saibam executar o sistema com excelência, colhendo todos os bons frutos que essa tecnologia nos traz”, concluiu Euclides Barbo Siqueira.

As prefeituras que enfrentam dificuldades para operar a RedeSim podem entrar em contato com a Juceg para solicitar treinamentos e suporte técnico, garantindo que o processo de abertura de empresas ocorra de forma ágil e eficiente em todo o Estado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia / Notícias do Estado