28 de fevereiro de 2024
SÉRIE B • atualizado em 24/11/2023 às 19:23

José Roberto vê primeiro turno de Claudinei Oliveira como trunfo para possível acesso do Vila Nova

Jornalista José Roberto Silva / Foto: Reprodução
Jornalista José Roberto Silva / Foto: Reprodução

O diretor de esportes da rádio CBN e comentarista da TV Brasil Central, José Roberto Silva analisou os principais pontos que proporcionaram o Vila Nova a conquistar o acesso à Série A contra o ABC, neste sábado (25).

Ao Diário de Goiás, o jornalista abordou sobre a importância do técnico Claudinei Oliveira na preparação e 1° turno da Série B. Além disso, listou os destaques colorados da campanha.

Confira as respostas de José Roberto Silva:

Segredo da campanha

Eu penso que aquele intervalo que o Vila Nova teve antes de começar a Série B foi muito importante. A manutenção do Claudinei Oliveira, apesar dos resultados ruins, o Vila teve um intervalo para se preparar, começou muito bem fisicamente o campeonato, foi algo parecido com o que aconteceu com o Botafogo na Série A. Então esse intervalo, a manutenção do Claudinei, isso foi fundamental para o Vila fazer um primeiro turno inédito, 35 pontos, e depois com outros três treinadores, buscar mais 29 pontos, que é o que o vai alcançar no segundo turno, se ganhar sábado, e alcançar o acesso inédito. Então eu classifico aquele intervalo, a eliminação precoce das outras competições como fundamental para ter um destaque físico e técnico na primeira parte da competição.

Claudinei Oliveira pelo Vila Nova na Série B 2023 / Foto: Roberto Corrêa

Higo Magalhães

É, mais uma vez o Higo mostra o talento dele dentro do Vila, já tinha feito um grande trabalho no Campeonato Brasileiro e, depois de não se dar bem em três outras competições por times diferentes na temporada, ele volta a encaixar uma boa sequência. Se fizer nessa sequência quatro vitórias e um empate vai levar o time pela primeira vez da história na Série A. No Camboriú não deu certo, no Manaus não deu certo, no Centro-Oeste estava invicto mas a diretoria não estava satisfeita, mandou ele embora mesmo sendo vice-líder invicto com três vitórias e seis empates em nove jogos, mandou ele embora na divisão de acesso e ele foi aí a quarta aposta da diretoria e o Vila está a uma vitória de subir com quatro treinadores o que normalmente não dá certo. Agora pode funcionar com o Vila com essa solução caseira, ao contrário de muitas trocas a solução caseira muitas vezes funciona e treinador não é mágico e é super valorizado. A gente vê aí uma super valorização de alguns treinadores eles são verdadeiros mitos, mas quando eles chegam nos times ricos eles querem os melhores jogadores eles não querem mostrar todo o seu potencial e ganhar o mundo com um time simples eles querem o Messi, o Iniesta, o Xavi. Não tem nenhum que chega lá e fala: ‘Não, vamos com esse aqui mesmo, está em oitavo no alemão, eu vou assumir aqui e a gente vai ganhar.’ Então não tem isso não, o treinador ele faz um trabalho, inicia no Manaus que cai para a Série D e termina no Vila Nova que sobe para a Série A, se subir, o que deve acontecer sábado.

Veja também – Quantas vezes o Vila Nova disputou a principal divisão do Brasileiro

Melhor jogador do Vila Nova na Série B

O melhor jogador foi o Lourenço que o Claudinei inventou ali de segundo volante e o Vila teve as melhores partidas com ele jogando nessa posição. Quando mudaram o Lourenço de posição, ele jogou adiantado, o rendimento dele e do Vila não foi o mesmo. Os destaques foram o goleiro Denis Júnior, o capitão Rafael Donato, o Ralf, o Guilherme Paredes e de maneira geral o artilheiro Caio Dantas que marcou 10 vezes. E claro o Igor Henrique, o vice-artilheiro que mesmo sendo reserva na maior parte do tempo marcou já mais gols do que o Guilherme Paredes. São esses aí os principais destaques dentro de campo nesta Série B.

ABC

Aos perigos do ABC, o inesperado, porque vai ser outro treinador que o Vila não viu nenhum jogo do ABC com ele, porque o Argel saiu, tem o campo que eles conhecem bem, o time vai estar teoricamente aí alterado. Tem a parte que eles jogam pelo empate, eles querem só atrapalhar, eles não precisam ganhar o jogo, o objetivo deles é não perder, de 37 jogos até agora eles perderam 20, mas 17 eles não perderam, então quase a metade eles não perderam, e um risco que eu considero é esse, que o ABC não vai jogar para ganhar, ele não precisa ganhar, os jogadores devem receber um presente de natal, para não perder o jogo. O empate é suficiente.


Leia mais sobre: / / Esportes / Vila Nova Futebol Clube