25 de fevereiro de 2024
Informativo • atualizado em 02/03/2021 às 12:59

Jogos online já fazem parte do cotidiano dos brasileiros

Controle remoto de videogame (foto Pexels)
Controle remoto de videogame (foto Pexels)

Com a maior facilidade de acesso ao universo digital nos últimos anos, o mercado dos jogos online tem assegurado a sua força nos quatro cantos do globo, transformando o panorama do entretenimento ao conquistar cada vez mais jogadores. Os brasileiros não foram exceção e também se mostram atraídos pelo setor, fruto da diversidade de jogos apresentada e da possibilidade de participar deste universo através de diferentes canais. Com isso, o Brasil vem batendo recordes e tem sido destacado como um dos países mais aderentes aos jogos eletrônicos.

De acordo com a empresa americana Comscore, existem cerca de 120 milhões de brasileiros na internet, dos quais 84 milhões são adeptos dos jogos online. Além disso, 70% desta amostra de gamers utilizam smartphones para os seus jogos e permanecem jogando 8% de tempo a mais do que os demais jogadores. No que diz respeito à divisão entre gênero, os números surpreenderam por estarem quase equiparados, sendo 51% de homens e 49% de mulheres.

No panorama global, o Brasil também tem muito a dizer sobre esta matéria. Com um número elevado de jogadores, o país é o único da América Latina entre os cinco países no topo da lista com mais gamers online.

Um universo que conquista pela diversidade

O YouTube é um dos canais digitais que mais atrai a comunidade de jogadores, que buscam nesta plataforma conteúdos sobre os seus games favoritos. De acordo com dados divulgados pelo próprio YouTube, em 2019, jogos como Minecraft, League of Legends e Pokémon foram alguns dos mais pesquisados pelos internautas.

Porém, o número de pesquisas não se reflete diretamente na quantidade jogadores. No que diz respeito ao mobile, de acordo com a Panorama Mobile Time, o Free Fire é o jogo mais jogado no país. Desenvolvido pela 111dots Studio, este game funciona em battle royale e desenrola-se numa ilha recheada de armamento.

Tela com o Fortnite (foto Foto deVlad Gorshkov no Unsplash)

Por sua vez, o Fortnite destaca-se entre as versões desktop ao definir-se como um jogo não só de cooperação, mas também de sobrevivência. Com aproximadamente 250 milhões de jogadores em todo o mundo, este multiplayer possui diferentes modos de jogo. Outro dos jogos mais populares mundialmente é o Dota 2, um game que conquista por poder ser jogado tanto online como offline e que se baseia na batalha entre equipes.

Além dos jogos criados especificamente para o mundo online, essa indústria vem se destacando por transformar jogos físicos e tradicionais para o panorama digital. Entre os jogos online populares deste segmento encontramos o Jogo do Bicho, um dos jogos de aposta mais antigos do Brasil e que atualmente está disponível online, acessível a qualquer pessoa. Sendo tipicamente brasileiro, este jogo baseia-se na aposta em números que são representados por animais. Outros jogos famosos de tabuleiro também foram adaptados ao digital, como o jogo de estratégia War, da Grow, e o clássico Jogo da Vida, lançado no Brasil pela Estrela.

De fato, o mundo do digital faz cada vez mais parte do dia a dia dos brasileiros, convertendo todos os setores a esta realidade, inclusive o dos jogos. Fruto da democratização do acesso a dispositivos tecnológicos, o número de jogadores também aumentou, moldando comportamentos e o próprio lazer.


Leia mais sobre: Informativo