Após ter sido noticiado por alguns meios de comunicação que Pedro Severino, atacante do sub-20 do Red Bull Bragantino, tinha quadro de morte cerebral, o jogador tossiu e os médicos interromperam o protocolo de morte encefálica. O jogador de apenas 19 anos está internado em estado grave no Hospital Municipal Dr Waldemar Tebaldi após ter sofrido traumatismo craniano na terça-feira (4), em um acidente automobilístico a caminho do treinamento.
Outro atleta do Bragantino, Pedro Castro, estava no banco de trás e sofreu uma fratura na vértebra cervical. Ele não corre risco e está sendo monitorado pelo Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Castro tem 18 anos e também atua no sub-20 do time.
Tosse surpreendeu positivamente a equipe médica ao avaliar morte cerebral de jogador
Após a retirada da sedação, que é um dos passos para determinar a morte encefálica, Pedro Severino tossiu, e forçou a interrupção do protocolo. Apesar da surpresa positiva, entretanto, ele ainda segue em estado grave.
O protocolo pode ser reaberto se o jovem não apresentar mais nenhum reflexo. Conforme o portal Uol, caso a recuperação continue satisfatória, vai ser tentada uma transferência para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Um boletim médico atualizado foi divulgado nesta quarta-feira, após a resposta do jogador. O boletim informa que, “devido ao quadro de reflexo de tosse presente, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi informa que foi interrompido o protocolo de morte encefálica do paciente, de 19 anos, vítima de acidente na terça-feira (04), na Rodovia Anhanguera”.
E acrescenta que, “por isso, o jovem seguirá com sedação e ventilação mecânica, uso de noradrenalina e otimizado antibióticos para evitar infecções. Caso não apresente mais nenhum reflexo, o protocolo será reaberto”.
Jogador era passageiro e motorista dormiu
Pedro Severino, teve um grave traumatismo craniano após acidente na rodovia Anhanguera, na altura da cidade de Americana. O carro colidiu contra a traseira de um caminhão. O rapaz viajava no banco do passageiro.
Conforme o Uol, o motorista particular admitiu que dormiu ao volante. Ele passou por teste de bafômetro, que não detectou consumo de álcool.
Os pais de Pedro Severino, Lúcia e Lucas Severino, atacante que jogou no Athletico, Cruzeiro e Corinthians, estavam em Porto Seguro (BA) durante o carnaval e retornaram a São Paulo imediatamente quando informados do acidente. O tio Válter Júnior, o Torrinha, e o empresário André Castilho foram os primeiros a chegar em Americana.
O jovem jogador está emprestado pelo Botafogo-SP e foi anunciado no Bragantino na semana passada.
Os dois atletas do sub-20 do Bragantino iam para o centro de treinamento do clube, em Atibaia, quando sofreram o acidente. Seria o primeiro treinamento de Pedro Severino pelo novo clube.
Nota do Red Bull Bragantino
“O atleta Pedro Severino segue internado em estado grave na UTI do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Ele vem sendo acompanhado pelo Doutor Ricardo Ansai, referência do clube em neurocirurgia, e será providenciada a remoção para outro hospital assim que o seu quadro for estável.
O atleta Pedro Castro foi transferido para o Hospital 9 de julho, em São Paulo, e está em monitoramento. Ele sofreu fratura na vértebra cervical e escoriações, mas encontra-se bem e fora de risco.
O Red Bull Bragantino acompanha de perto a evolução dos casos e segue prestando toda a assistência aos jogadores e às famílias.”
Leia mais sobre: Diagnóstico de morte foi suspenso / Estado de saúde ainda é grave / Brasil / Esportes