20 de maio de 2024
Encontro incomum

Javier Milei diz que vai ajudar Elon Musk sobre conflito do X com a Justiça no Brasil

Reunião dos dois acontece dias depois de falas polêmicas dos bilionário contra Alexandre de Moraes e Lula
Elon Musk em encontro com o Presidente da Argentina, Javier Milei, nos Estados Unidos. (Foto: Presidência Argentina)
Elon Musk em encontro com o Presidente da Argentina, Javier Milei, nos Estados Unidos. (Foto: Presidência Argentina)

O presidente da Argentina, Javier Milei, expressou interesse em colaborar com o empresário sul-africano Elon Musk, fundador da plataforma X (Twitter), em relação ao conflito enfrentado pela rede social no Brasil. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência argentina, Manuel Adorni, após ambos se encontrarem nesta sexta-feira (12), em uma fábrica da Tesla, empresa de carros elétricos de Musk, no Texas, nos Estados Unidos.

Elon Musk, além de ser o proprietário das empresas Tesla e SpaceX, tornou-se alvo de uma investigação criminal no Brasil após acusar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de censurar a plataforma e ameaçar desobedecer decisões judiciais.

No último fim de semana, Elon Musk iniciou uma série de postagens na rede social X, lançando críticas ao Judiciário brasileiro, especialmente ao ministro Moraes, e atacando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em resposta, o presidente brasileiro condenou o avanço do extremismo de direita e defendeu as instituições democráticas do país.

O encontro entre Musk e Javier Milei em Austin, no Texas, onde a Tesla possui uma planta industrial, foi sucedida de uma reunião, onde os dois defenderam a liberalização dos mercados e a total liberdade de expressão.

Entretanto, não ficou claro o tipo de colaboração que o presidente argentino poderia oferecer a Musk em relação ao conflito com o Poder Judiciário brasileiro. Ambos porém, já vinham trocando elogios via redes sociais há tempos e um dos motivos, segundo a imprensa internacional, é que a Argentina possui uma enorme reserva de lítio, componente essencial para as baterias usadas nos veículos da Tesla.


Leia mais sobre: / / / Mundo

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.