24 de maio de 2022
Política

Iris Rezende foi o melhor prefeito de Goiânia, segundo dados da enquete DG

56,9% dos leitores do Diário de Goiás escolheram Iris Rezende (PMDB) como o melhor prefeito da história da Capital goiana. Participaram da estatística, além do peemedebista, os ex-prefeitos Nion Albernaz (PSDB), que ganhou 20,4% dos votos, Pedro Wilson (PT), com 12,1%, Darci Arccorsi (PT), com 7,4%, Joaquim Roriz (PT), com 1,9%, e Daniel Antônio (PMDB), com 1,1% das indicações.

 

Continua após a publicidade

Iris estreou na política em 1958 e edificou uma liderança que resistiu ao tempo e aos tumultos, próprios de sua área. Foi vereador e prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador, por dois mandatos, senador da República, ministro da Agricultura no governo Sarney e ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Tornou-se um mito, sendo reconhecido mundialmente, pelo programa de habitação na Vila Mutirão. O então prefeito, construiu mil casas em um dia, em plena crise financeira da década de 1980. A cidade se mobilizou, no dia 16 de outubro de 1983, para construção do primeiro bairro nascido de uma cooperativa. O projeto ficou entre os mais audaciosos e vitoriosos da América Latina.

O peemedebeista é reconhecido também por ter asfaltado quase 100% da Capital, além de ser o maior investidor em praças, áreas de lazer e convivência. Em sua gestão, Goiânia foi considerada a cidade com maior qualidade de vida no país, além de mais arborizada.

Continua após a publicidade

Apesar dos escândalos e das tentativas de envolver o seu nome em esquemas de contravenção, Iris Rezende ainda é reconhecido pela população que cogita a volta de seu nome como uma opção ao governo do Estado. 

Leia mais sobre:
Política