30 de novembro de 2023
Segurança Pública • atualizado em 16/08/2023 às 15:26

Integração de câmeras de Aparecida com a segurança reduz criminalidade, diz secretário da SSP

Sistema auxilia na busca por veículos furtados
Renato Brum revela novidades sobre sistema de segurança e câmeras inteligentes (Foto: Edinan Ferreira/SGG)
Renato Brum revela novidades sobre sistema de segurança e câmeras inteligentes (Foto: Edinan Ferreira/SGG)

O município de Aparecida de Goiânia ganhou um circuito de câmeras, geridas por uma central de controle operacional da Guarda Municipal Metropolitana. Em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, o secretário de segurança pública de Goiás, Renato Brum, informou que a ação tem colaborado para ações da polícia. A novidade faz parte do projeto “Cidade Inteligente”, implantado por Gustavo Mendanha, enquanto prefeito da cidade.

De acordo com o secretário, a integração das imagens das câmeras de segurança com a secretaria já estão em vigência há 90 dias e já atua no auxílio de investigações da polícia.

Leia Também

Leia também: Se eleito, Gustavo Mendanha pretende instalar 24 mil câmeras de segurança em Goiás

“A imagens foram disponibilizadas para o CICC da Secretaria de Segurança Pública, FI, em Goiânia. Em contrapartida colocamos policiais e militares aqui dentro do CICC de Aparecida. Isso é fundamental, é o que tem de mais inteligente, faz um cinturão de segurança. É muito importante, não só para prevenção, como também para investigação de um possível crime dentro da Polícia Judiciária”, informou Renato Brum.

Segundo o secretário, as câmeras contam com moderna tecnologia e podem fazer leituras faciais, reconhecer pessoas com mandado de prisão, identificar placas de veículos, entre outras funcionalidades, que são utilizadas em favor da segurança pública.

“Através de placas de veículos, a gente consegue chegar a criminosos e foragidos da justiça. Realmente é algo muito importante, que nós estamos expandindo em torno do Distrito Federal e estaremos brevemente inaugurando o 6CC de Catalão. Então há uma determinação forte do governador Ronaldo Caiado, que a gente invista nas cidades inteligentes através desse vídeo de monitoramento”, ressaltou o secretário.

Brum revelou que o estado de Goiás está com os índices de roubo e furto de veículo em queda de cerca de 82%, justamente por conta do monitoramento inteligente e ainda da atuação da polícia nas ruas.

Leia também: Brum permanece à frente da Segurança Pública de Goiás, descarta câmeras em fardas e fala em melhorar monitoramento de presídios

Identificação de veículos roubados

Ainda durante a entrevista, o secretário de segurança pública Renato Brum informou que o sistema conta com informações em tempo real, emitindo alerta em caso de veículos furtados e roubados, mesmo partindo de outros estados do país.

No caso de um veículo subtraído fora de Goiás, o proprietário deve acionar a polícia imediatamente e se o automóvel entrar no estado, o sistema acusará sua presença, levando a apreensão e a recuperação do bem.

Brum revela que é extremamente importante informar a Polícia Militar no ato do furto para que o serviço de segurança possa trabalhar com eficiência.

Leia também: Daniel Vilela visita cidade inteligente na China, em busca de inovação para Goiás


Leia mais sobre: / / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades