26 de junho de 2022
Eleições 2022

Instituto Paraná mostra Waldir à frente e Lissauer enfraquecido entre candidatos da base na corrida para o Senado

Pré-candidatos da base governista embolam disputa para o Senado Federal, mas Waldir desponta na liderança
Delegado Waldir Soares, na liderança; Lissauer Vieira na lanterninha
Delegado Waldir Soares, na liderança; Lissauer Vieira na lanterninha

Pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná nesta segunda-feira (20/06) aponta liderança do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na corrida eleitoral para o Senado Federal com 27,5%. Aliados do tucano, no entanto, esperam que ele se candidate ao Governo de Goiás. O levantamento coloca o deputado federal Waldir Soares, do União Brasil, na segunda posição com 17,3%.

Soares é o mais bem posicionado dos pré-candidatos que querem caminhar ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Aliados, dizem, que as pesquisas de intenção de voto serão fator determinante para a decisão do democrata que será tomada mais próximo às convenções eleitorais entre julho e agosto. Com apenas 2,1% das intenções de voto, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, do PSD, que tenta viabilizar seu nome na ala governista, aparece atrás de todos os outros pré-candidatos.

LEIA TAMBÉM: Rumo a candidatura única ao Senado, base de Caiado avalia Delegado Waldir mais útil para a campanha

Continua após a publicidade

Complementam a lista o deputado federal João Campos, com 8,7% das intenções de voto. O republicano anunciou na semana passada, que disputará a corrida eleitoral, ao lado do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota). Outro deputado federal, Zacharias Calil, do União Brasil, é o quarto na disputa com 8,2% da preferência do eleitorado goiano. 

O ex-deputado federal e presidente do Progressistas, Alexandre Baldy que também tenta pavimentar seu nome na ala governista tem 4,9% das intenções de voto. O senador Luiz do Carmo (PSC), que pretende buscar a reeleição, aparece com 3,2% do eleitorado. Apesar de conversar com outras forças políticas, o presidente de sua legenda, Eurípedes do Carmo afirma que vai negociar um “meio-termo” para que o empresário permaneça na base governista, independente de ser preterido na chapa. Não sabe ou não responderam são 8,4% enquanto 19,4% votam em nenhum, branco ou nulo.

Sem Marconi Perillo, Waldir lidera 

Continua após a publicidade

Num cenário sem Marconi Perillo – que deve disputar o Governo de Goiás -, o deputado federal Waldir Soares lidera a disputa com 23,4% das intenções de voto. João Campos tem 10,8% tecnicamente empatado com o deputado federal Zacharias Calil que tem 10,1%. 

Neste cenário, Baldy tem 7% das intenções de voto e Luiz do Carmo, 4,9%. Lissauer Vieira, aparece com 3,3%. Não sabem ou não responderam somam 10,3% enquanto votam nulo, branco ou em nenhum são 30,1%.

A pesquisa foi encomendada e divulgada pelo Instituto Paraná e está está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º GO-00766/2022 para o cargo de Governador e Senador.