20 de julho de 2024
Tecnologia

Instagram e Whatsapp lançam novidades; confira detalhes e saiba como utilizar novos recursos

O app de mensagens também criou avatares e está testando o envio de mensagens em visualização única, o que já é possível com fotos e vídeos
No Instagram são três novas funcionalidades: frases curtas nas DMs, indicar amigos para brincar com o adesivo "Sua Vez" e publicação de coleções colaborativas. (Imagem: divulgação)
No Instagram são três novas funcionalidades: frases curtas nas DMs, indicar amigos para brincar com o adesivo "Sua Vez" e publicação de coleções colaborativas. (Imagem: divulgação)

O Instagram e o Whatsapp anunciaram a chegada de novas funcionalidades nas redes sociais. O primeiro já liberou, de cara, três recursos no Brasil: Agora é possível deixar notas curtas nas DMs, indicar amigos para brincar com o adesivo “Sua Vez” e publicar coleções colaborativas. Já o Whatsapp liberou uso de avatares e está testando o envio de mensagens em visualização única, que já é disponível em fotos e vídeos.

No Instagram, as notas nas mensagens diretas (DMs) deixa recados, avisos de pequenos conteúdos de texto pela sua caixa de conversas. Você escreve o que quiser e seus seguidores receberão a atualização ao acessar as DMs. Outra novidade é aquela da figurinha “Sua Vez”, que permite a criação de correntes e, agora, tem a possibilidade de você indicar um amigo para participar.

O terceiro lançamento é o de coleções colaborativas que, assim como a indicação da figurinha “Sua Vez”, chega em caráter de teste. Ou seja, ambas podem levar algum tempo para serem liberadas a todos e podem apresentar falhas. Além disso, a data oficial de lançamento final dos recursos não foi divulgada.

Já no Instagram, o recurso de mensagens temporárias, que também está em teste, deve chegar para todos os usuários nas próximas atualizações. No momento, a função está disponível apenas para testadores da versão beta 2.22.25.20 do WhatsApp para Android. De acordo com a empresa, a chegada da funcionalidade trará mais privacidade, já que as informações do recado serão excluídas de forma automática após a visualização. Além disso, não será possível copiar ou encaminhar esse tipo de mensagem.

Em relação aos avatares, a novidade já foi lançada há alguns dias. Agora todos os usuários do app de mensagens, seja Android ou iPhone (iOS), podem criar seu bonequinho e usá-lo em conversas como stickers (figurinhas) e utilizá-lo na foto de perfil.

Para fazer seu avatar vá para a tela inicial do Whatsapp no iOs, ou se você usa Android, toque no ícone ⋮ (Mais opções). Após isso, vá em “Configurações” e, no topo, toque em “Avatar”. Depois, “Criar avatar” e siga as etapas na tela para criar seu personagem. No fim, toque em “OK”. Se quiser deletar, basta abrir a tela novamente, tocar em “Apagar avatar” e confirmar a escolha.


Leia mais sobre: / / / Entretenimento

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.