20 de julho de 2024
Notícias do Estado

Inscrições para Olimpíada de Astronomia terminam neste sábado (15)

Children teenagers with telescope look at the sky in nature.
Children teenagers with telescope look at the sky in nature.

Realizada para estudantes de escolas públicas e privadas em todo o país, a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) será realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2021. As inscrições têm dois prazos diferentes de encerramento. Até amanhã (15) para escolas não cadastradas na competição e até a próxima quinta-feira (20) para escolas cadastradas.

A olimpíada é voltada para estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e as provas são divididas em duas partes, com questões sobre astronomia e astronáutica. As inscrições deverão ser feitas pelas escolas no site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A prova da 24ª OBA poderá ser feita nos formatos on-line e presencial. A prova virtual deverá ser realizada no local mais conveniente ao aluno, seja na escola, em casa, ou em outro local com boa conexão à internet. Já a prova presencial deverá ser feita, exclusivamente, na escola sob supervisão dos aplicadores. 

Para alcançarem bom rendimento na prova, alunos e os professores podem se preparar para a olimpíada através do aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets, e computadores, e pelo site da olimpíada, que fornece vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.

Níveis de inscrição

– Nível 1: destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 1º ao 3º ano.

– Nível 2: destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 4º ao 5º ano.

– Nível 3: destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 6º ao 9º ano.

– Nível 4: destinado aos alunos do ensino médio, regularmente matriculados em qualquer série/ano.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado