21 de junho de 2024
Brasil • atualizado em 24/05/2024 às 17:40

Inscrições para o Enem 2024 começam na segunda-feira (27)

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até o próximo dia 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de inscrição segue no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix (por meio do QR code que consta no boleto), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco), com prazo até o dia 12 de junho.

A inscrição pode ser feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br. No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Provas

No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.


Leia mais sobre: / Brasil