18 de abril de 2024
Clima • atualizado em 16/02/2024 às 16:59

Inmet divulga alerta de chuvas intensas em Goiás nas próximas 24 horas

Conforme o instituto, é necessário intensificar os cuidados com riscos de alagamento, quedas de árvores e falhas no fornecimento de energia elétrica
A condição é resultado do avanço de uma frente fria vinda da região Sudeste. Foto: Reprodução
A condição é resultado do avanço de uma frente fria vinda da região Sudeste. Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta sexta-feira (16), um alerta de chuvas intensas em Goiás. A previsão é de que dentro das próximas 24 horas chova o volume estimado de 60 mm/h até 100 mm/dia, além de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

A recomendação é para que a população redobre os cuidados para os riscos de quedas de árvores, alagamentos e se precavenha para possíveis falhas no fornecimento de energia elétrica. Segundo o Inmet, é sempre bom ter em mãos os contatos da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (193), principalmente em época de chuvas intensas.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a mudança no clima é resultado do avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, a partir desta sexta (16). O fenômeno vai propiciar o aumento de nebulosidade em nosso Estado, favorecendo a formação de áreas de instabilidade, que geram pancadas de chuvas intensas isoladas, com destaque para a região Centro-Sul do Estado.

Para esta sexta (16), o prognóstico é de até 10 milímetros de chuva em Goiânia. No sábado (17), a previsão é de 12 milimetros na capital. As temperaturas variam entre mínima de 20ºC e máxima de 30º C.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.