26 de maio de 2024
Cidades

Iniciada segunda etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo

País está com baixa cobertura para a doença. Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia
País está com baixa cobertura para a doença. Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Nova etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18). A ação seguirá até dia 30 de novembro. Desta vez o público alvo é a população entre 20 e 29 anos.

“Nós fizemos uma primeira etapa de vacinação no mês de outubro, nós tivemos uma baixíssima procura. Deixamos a tríplice viral para esta faixa etária, isso não se concretizou. Apesar de a prioridade ser pessoas de 20 a 29 anos, pessoas de outras idades, crianças, adultos poderão se vacinar. Essa não é uma campanha de dose extra”, detalhou a superintendente.

Flúvia Amorim relatou que o foco para população entre 20 e 29 anos é devido à baixa cobertura para esta faixa etária, em todo o Brasil. Ela alerta para que o jovem não deixe a vacina num segundo plano.

Serão 71 salas de vacinação disponíveis para receber a população. O horário de atendimento será das 8 da manhã às 17 horas.

Casos da doença

Goiânia vive um surto de Sarampo. Foram registrados três casos da doença que havia sido erradicada. O problema é que a população não se vacinou e a baixa cobertura deixou a população susceptível ao Sarampo. Outros 21 casos estão sendo investigados na capital pela Secretaria Municipal de Saúde, o que indica que o número pode ser ainda maior.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Se tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

{nomultithumb}


Leia mais sobre: / / / Cidades