22 de março de 2025
Fiscalização ativa • atualizado em 12/03/2025 às 18:57

Infrações por estacionamento irregular em ciclofaixas em Goiânia aumentaram 42% em 2025

Em janeiro e fevereiro de 2025, foram registradas 952 infrações relacionadas ao desrespeito a ciclofaixas e ciclovias. Prefeitura intensifica fiscalizações
Goiânia atualmente possui 134, 81 km de malha cicloviária. Foto: SET
Goiânia atualmente possui 134, 81 km de malha cicloviária. Foto: SET

Nos dois primeiros meses de 2025, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), registrou 952 infrações por uso indevido de ciclovias e ciclofaixas da capital. O aumento foi de 42% em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2024, quando foram registradas 669 infrações.

Com efeito, a Prefeitura reforçou a fiscalização para coibir o uso indevido das faixas exclusivas na cidade. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos ciclistas. Conforme o SET, a maioria das infrações foram por estacionamento irregular sobre as sinalizações.

Durante todo o ano de 2024, foram aplicadas 4.747 autuações do tipo. Estacionar ou parar em ciclofaixas é considerada infração grave, com multa de R$ 195,23. Transitar com veículo sobre as ciclovias, por sua vez, é considerado infração gravíssima com multa de R$ 880,41. Ambas as práticas aumentam o risco de acidentes envolvem ciclistas.

O diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Luís Tiago Santos, explica a importância do trabalho desenvolvido pela SET. “A fiscalização tem um papel essencial na preservação da segurança viária. Nosso compromisso não é apenas aplicar penalidades, mas conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar esses espaços, garantindo um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, destaca o diretor.

Malha cicloviária de Goiânia

Atualmente, Goiânia conta com 134, 81 km de malha cicloviária. Desse total, 61,88 km são de ciclovias permanentes, 16,13 km de ciclofaixas, 40,72 km de ciclorrotas e 16,08 km de faixas temporárias, que funcionam aos domingos e feriados.

Elas têm diferença conforme a sua delimitação. Ciclovia é completamente isolada do tráfego de veículos com separação física. Um bom exemplo é na Avenida T-63.

A ciclofaixa está no pavimento da via e está separada por pintura ou obstáculos, sem isolamento total. Já a ciclorrota não possui uma separação física, apenas sinalização vertical e horizontal. Nela, bicicletas e veículos compartilham o mesmo espaço, mas os ciclistas têm prioridade.


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