logomarcadiariodegoias2017

Marconi Febre Aftosa  Foto Marco Monteiro.jpg

O governador Marconi Perillo comandou, nesta terça-feira (3), cerimônia em comemoração à consolidação do Brasil como País livre da Febre Aftosa por vacina, título concedido pela Organização Internacional de Epizootia (OIE), e destacou a contribuição de Goiás para a solidificação do título. A solenidade foi realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Próximo de receber o status de área livre da doença sem vacinação, o Estado de Goiás não registra qualquer ocorrência ou foco de febre aftosa há 23 anos. O Brasil intensifica, a partir de agora, os esforços para ser declarado livre da aftosa sem vacinação até 2023.

“Daqui a pouco nós seremos um País livre de Febre Aftosa sem vacinação, mas os primeiros passos foram dados aqui em Goiás com muito trabalho e muita acolhida e sensibilidade por parte dos produtores. Desde 2002, Goiás tem se destacado no cenário nacional e internacional com o aumento gradativo das exportações de carne e desenvolvimento do setor”, afirmou o governador.

Ele lembrou que as carnes bovinas representam 12% das exportações goianas, o que equivale a mais de 800 milhões dólares. “Em novembro de 2017, Goiás atingiu 99,65% de vacinação entre animais de zero a 24 meses, o correspondente a quase 10 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos”, destacou o governador, que agradeceu ao secretário de Saúde, Leonardo Vilela, pela ajuda na consolidação do título.

Progresso - O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Caixeta, disse que Goiás tem um índice único no país, graças às políticas desenvolvidas pelo governador Marconi Perillo.

“Há 18 anos, saímos à frente de diversas unidades da federação com relevância econômica superior à nossa. De lá para cá, Marconi reduziu alíquotas, incentivou e fomentou a indústria ligada ao setor e atendeu praticamente a todas as demandas necessárias para garantir o crescimento da indústria e pecuária em Goiás”, afirmou, acrescentando que, com Marconi, Goiás caminha na rodovia do progresso. “O governador Marconi Perillo multiplicou por mais de dez vezes o Produto Interno Bruto (PIB) goiano”, observou.

O presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás, Alfredo Luiz Correia, agradeceu ao governador pela contribuição à agroindústria nos seus quatro governos. “Suas ações foram fundamentais para o crescimento do setor”, afirmou.

Também participaram da cerimônia os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Eduardo Veras; do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás, Olízio Claudino; e o deputado estadual Virmondes Cruvinel. 

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

Reportagem Especial

TVDG

Marconi Perillo presta esclarecimentos na CEI da Saúde na Câmara de Vereadores de Goiânia
Marconi Perillo presta esclarecimentos na CEI da Saúde na Câmara de Vereadores de Goiânia
Marconi Perillo presta esclarecimentos na CEI da Saúde na Câmara de Vereadores de Goiânia

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH