21 de fevereiro de 2024
Operação Hinsberg • atualizado em 12/12/2023 às 09:59

Influencer Renato Cariani é investigado pela PF por suspeita de tráfico de drogas

Nesta terça-feira (12) equipes cumprem mandados de busca e apreensão, na indústria química Anidrol, que tem Carinani como sócio.
Com mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram, Cariani é professor química e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. (Foto: Divulgação).
Com mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram, Cariani é professor química e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. (Foto: Divulgação).

Renato Cariani, influencer do mundo fitness é um dos alvos da operação Hinsberg deflagrada pela Polícia Federal. Nesta terça-feira (12) equipes cumprem mandados de busca e apreensão, na indústria química Anidrol, que tem Carinani como sócio. A suspeita é de que a empresa desviou produtos químicos para produção de drogas.

Segundo o Metrópoles, mais de 70 policiais federais cumprem mandato de busca e apreensão nas seguintes cidades: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A investigação consta a emissão fraudulenta de notas fiscais. Empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo estavam usando “laranjas” para depósito em espécie, que atuaram como funcionários de grandes multinacionais.

Foram identificadas 60 transações com fraude que totalizaram 12 toneladas de produtos químicos, entre eles: fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila, totalizando mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

As penas pelos crimes podem ultrapassar os 35 anos de prisão. Porém, cada pessoa irá responder conforme sua responsabilidade pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro.

O influenciador

Com mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram, Renato Cariani é professor química e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. Em seu canal ele possui 6,3 milhões de seguidores onde propaga a transformação pessoal por meio da musculação.


Leia mais sobre: / / / / / Brasil / Geral

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019