15 de julho de 2026
ESTUDO

Índice de perda de água em Goiás é o menor do país, diz Trata Brasil

Estado registrou perdas de 27,13% na distribuição de água, resultado significativamente melhor que a média nacional de 39,53%.
Índices de perdas de água em cidades goiana é dos mais baixos do país. (Foto: Saneago)
Índices de perdas de água em cidades goiana é dos mais baixos do país. (Foto: Saneago)

Dados do Estudo de Perdas de Água 2026, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em conjunto com a GO Associados, mostram que Goiás e seus principais municípios figuram entre os mais eficientes do Brasil na redução do desperdício de água.

Conforme o estudo, Goiás registrou perdas de 27,13% na distribuição de água, resultado significativamente melhor que a média nacional de 39,53%.

O estado também apresentou o menor índice de perdas por ligação do país, reforçando o desempenho alcançado pelos sistemas de abastecimento. São 135,59 litros de água por ligação que se perde por dia. O Piauí fica na segunda colocação neste indicador, com 143,29, enquanto Roraima, na outra ponta, é quem mais perde recursos hídricos: 1.145,21 litros em cada ligação por dia.

No estudo, Goiânia aparece pelo quinto ano consecutivo como a capital brasileira com o menor índice de perdas de água na distribuição, registrando 11,45%.

A cidade também alcançou o menor índice nacional de perdas por ligação, indicador que mede o volume desperdiçado em relação ao número de imóveis atendidos.

Outro destaque foi o reconhecimento de Goiânia como município de excelência. Para alcançar essa classificação, é necessário registrar perdas de até 25% na distribuição e apresentar baixos índices de perdas por ligação.

O desempenho positivo não se limita à capital. Os municípios de Anápolis e Aparecida de Goiânia também aparecem entre os destaques nacionais no indicador de perdas por ligação.

Anápolis ocupa a 10ª posição no ranking, enquanto Aparecida de Goiânia aparece em 12º lugar.

Entre os 100 municípios avaliados, apenas 12 atingiram simultaneamente esses parâmetros.

Embora o levantamento utilize dados de 2024, os indicadores mais recentes mostram avanços adicionais. Segundo a Saneago, Goiás registra atualmente aproximadamente 22% de perdas na distribuição, percentual inferior ao limite de 25% estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento para 2033.


Leia mais sobre: / / Cidades