09 de agosto de 2022
Investimento • atualizado em 09/05/2022 às 12:03

Inaugurado novo complexo de alta tensão da Enel em Cristalina

O sistema deverá beneficiar toda a região, incluindo grandes propriedades rurais
Subestação São Marcos, Rodovia BR 050, km 116, Fazenda Martinho, Cristalina. Foto: Divulgação
Subestação São Marcos, Rodovia BR 050, km 116, Fazenda Martinho, Cristalina. Foto: Divulgação

A Enel Distribuição Goiás inaugura, nesta terça-feira (10), um novo sistema de alta tensão no município de Cristalina. São 50 km de extensão, que já estão em funcionamento, e por 65 km de novas redes de distribuição de média tensão que estão em construção. A novidade irá beneficiar toda a região, incluindo grandes propriedades rurais, o que contribuirá com o desenvolvimento de uma das maiores áreas irrigadas da América Latina.

O valor investido para a instalação do novo sistema foi de R$ 95 milhões, incluindo a nova subestação, linha de alta tensão e redes de distribuição de energia. A obra atende a uma antiga demanda da região.

Responsável por Engenharia e Construção de Alta Tensão da Enel Goiás, Reginaldo Santos, explica que a nova Subestação, por nome São Marcos, foi construída no modelo compacto, com padrão europeu, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços bem inferiores aos das unidades convencionais. Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância.

Continua após a publicidade

“Graças à tecnologia instalada aqui, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital pelo Centro de Operações, que fica em Goiânia. Isso proporciona mais segurança operativa e agilidade em caso de uma falha. Para se ter uma ideia, são ao menos 50 quilômetros de estrada de chão até a subestação, que levaria cerca de uma hora para o deslocamento de uma equipe. Com a operação remota, conseguimos iniciar as manobras instantaneamente no caso de uma falha”, pontua.

A linha foi construída para interligar a nova unidade à Subestação Cristalina e a rede também conta com equipamentos telecontrolados em sua extensão, possibilitando o controle pelo Centro de Operações da Enel ao longo dos seus 50 km, que passa por grandes lavouras, áreas irrigadas e um trecho de perímetro urbano. Toda a construção seguiu normas técnicas, de segurança e ambientais, para trazer o menor impacto possível para a localidade.

Presidente da Enel Goiás, José Nunes, descreve como histórica a conclusão deste novo sistema de alta tensão. “A entrega de um novo sistema com esta capacidade é fundamental para acompanhar o desenvolvimento dessa região e do Estado de Goiás, permitindo atender a pedidos de aumento de carga para grandes produtores rurais e a conexão de novos clientes na região, gerando novos empregos e renda”, destaca.

Continua após a publicidade

“Com esse novo sistema, nós teremos energia não só para os grandes produtores que querem expandir a produção, mas também para o pequeno produtor que deseja instalar seu primeiro pivô e iniciar no cultivo irrigado. A energia garante a irrigação, que garante a produção com segurança e qualidade”, acrescenta o produtor rural e Secretário de Agricultura de Cristalina, Alécio Marostica. A inauguração do complexo será realizada na subestação, às 10h30, com a presença de representantes da diretoria da companhia e de autoridades convidadas.

Outros serviços

A Enel realiza, ainda, nesta terça-feira, no município, a Caravana #EnelporVocê. Das 8h às 17h, na Praça da Câmara, os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 4 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, com exceção dos modelos tubulares, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos.

Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel também ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e trocas de titularidades.

Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa do Governo Federal, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia. Ainda no local, serão trocadas 60 geladeiras doadas pela Enel para clientes necessitados, pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ainda como parte da programação, a Enel Goiás realiza, entre os dias 9 e 11, um mutirão de podas e manutenções em pontos mapeados da rede elétrica de Cristalina. A ação contará com a presença de nove equipes, entre pick-ups, caminhões e motos, que promoverão podas em trechos onde os galhos estão próximos ou em contato com a fiação e correções de anomalias, como troca de equipamentos danificados e ajustes na fiação.