17 de agosto de 2022
Oportunidade

IBGE abre mais 15 mil vagas para recenseador com inscrição gratuita; confira detalhes

Inscrições devem ser feitas até segunda-feira, dia 1º de agosto; veja edital
Trabalho tem duração de 3 meses podendo ser prorrogado. (Foto: reprodução)
Trabalho tem duração de 3 meses podendo ser prorrogado. (Foto: reprodução)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais um concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. São 15.075 vagas para recenseador com informações no edital do processo seletivo complementar publicado nesta quinta-feira (28). Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

As inscrições, gratuitas, também começam nesta quinta-feira e se encerram já na segunda-feira, 1º de agosto. A previsão de duração do contrato, para quem conseguir o trabalho, é de até três meses, podendo ser prorrogado. Segundo o edital publicado no “DOU”, os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no documento.

A versão completa do edital deve ficar disponível no site.

Continua após a publicidade

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Já a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Vale lembrar que um recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.

Leia mais sobre:
Brasil