28 de fevereiro de 2024
Notícias do Estado

Ibaneis deve ser eleito governador no DF, diz Datafolha; emedebista está 40 pontos à frente

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (foto divulgação)
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (foto divulgação)

Na véspera do segundo turno, pesquisa Datafolha mostra que Ibaneis Rocha (MDB) chega ao encerramento da campanha com 40 pontos percentuais à frente do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nas intenções de voto. Ele segue isolado na liderança, embora a diferença entre os dois adversários tenha diminuído.
Ibaneis tinha 75% dos votos válidos em levantamento divulgado no dia 18 deste mês. Oscilou para 74% na última quinta-feira (25) e agora caiu para 70%. Rollemberg estava com 25% no dia 18, oscilou para 26% na quinta e agora aparece com 30% dos votos válidos.
O cálculo de votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado.
Considerando o total de votos, Ibaneis tem 62%, contra 26% de Rollemberg. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% não souberam responder.
O Datafolha também avaliou a certeza do eleitor em relação ao voto. Do total de entrevistados, 88% afirmam que já estão totalmente decididos. Para 12%, o voto ainda pode mudar.
O levantamento (DF-08579/2018), feito entre sexta-feira (26) e este sábado (27), foi contratado pela Folha e a TV Globo e ouviu 2.153 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro turno, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos, enquanto Rollemberg alcançou 13,94%.
À frente nas pesquisas desde então, o candidato do MDB cancelou a participação nos debates programados para esta semana em emissoras de televisão e concentrou a agenda em caminhadas por regiões do Distrito Federal. (com informações da Folhapress, por Bernardo Caram)


Leia mais sobre: / Notícias do Estado

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .