25 de junho de 2022
Diário de Goiás

I Encontro Estadual de Núcleos da Rede de Orquestras Jovens de Goiás acontece neste domingo (17)

Acontece em Goiânia, no próximo domingo, 17, às 11 horas, o I Encontro de Núcleos da Rede de Orquestras Jovens de Goiás. O evento será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contará com apresentações individuais das orquestras, além da execução de músicas pelos grupos reunidos. A entrada para a apresentação é franca.

O objetivo do projeto é expandir a educação profissional em música, por meio da implantação de núcleos musicais, utilizando a Rede ITEGO (Instituto Tecnológico de Educação de Goiás), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação.

Os trabalhos envolvem qualificação e capacitação musical de crianças e jovens, com idade entre 8 e 18 anos, de forma gratuita. Em alguns casos, os alunos recebem, por empréstimo,os instrumentos musicais cedidos ao projeto pelo Governo do Estado.

Continua após a publicidade

De acordo com o maestro Eliseu Ferreira, “O projeto de profissionalização do ensino de instrumento e canto coral promove a inclusão social e cultural dos alunos, além de buscar a formação de plateias e fomentar iniciativas para o desenvolvimento das habilidades artísticas dos participantes que, inicialmente, integram grupos musicais, mas que no decorrer do tempo tornam-se orquestras”.

Os núcleos musicais já podem ser encontrados nas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Guapó, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Trindade, Itumbiara, Pirenópolis e Bela Vista e Goiânia. Atualmente, mais de 1 mil alunos são beneficiados pela Rede.