25 de abril de 2024
Campanha

Hugol comunica estado crítico no estoque do Banco de Sangue e pede doação aos goianos

Tipos sanguíneos mais necessários são B positivo, A e O negativos. Saiba quais os critérios para doação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) faz apelo para que os goianos doem sangue. O estoque da unidade, neste mês de julho, época de férias escolares, está em estado crítico. Os tipos sanguíneos mais necessários são B positivo, A e O negativos.

O supervisor do Banco de Sangue, Wilson Moreira, explica que entre os meses de junho, julho e agosto as baixas chegam a 58%. “Nesse período do ano, ocorre uma queda nas doações por conta das férias escolares e das viagens realizadas nessa temporada. Além disso, nessa época, a ocorrência de acidentes domésticos aumenta e, consequentemente, a demanda do hospital também cresce”, explicou.

Em contrapartida, os meses em que há aumento da demanda pelo banco de sangue, também há queda nas doações. Conforme o Hugol, durante todo o mês de junho, o hospital recebeu 628 doadores aptos. Apesar do todas as ações de incentivo realizadas, esse número ainda foi menor que as doações no mesmo período do ano passado. Em junho de 2022, a unidade recebeu 977 doadores aptos.

Campanha de doação

Com efeito, para que não haja comprometimento no atendimento dos pacientes que necessitam de suporte hemoterápico, o Banco de Sangue pede o apoio de todos para a manutenção dos estoques de sangue de qualquer tipo. A doação de sangue é um ato de solidariedade que não traz nenhum risco para quem a realiza.

Antes da doação, os candidatos passam por triagem clínica rigorosa para checar se estão aptos e com boas condições de saúde para doar o material. O Banco de Sangue destaca que todo o procedimento de coleta é seguro, o material utilizado é descartável e não há risco de contaminação durante o procedimento.

Critérios para doação de sangue

Para ser um doador, o candidato precisa se adequar aos requisitos básicos estabelecidos. Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. Veja abaixo quais são:

  • Estar saudável;
  • Não estar gripado, resfriado ou febril;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Ter entre 18 e 69 anos;
  • Estar descansado e alimentado. Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;
  • Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;
  • Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos. Caso tenha feito uso, aguardar 14 dias após o término para realizar a doação;
  • Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como: Sífilis, Hepatite B ou C, Hepatite A (após os 11 anos), HIV, HTLV, Doença de Chagas;
  • Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.


Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.